A Volvo está enfrentando problemas com as chaves dos seus elétricos EX30 e EX90. O que acontece é que, enquanto busca um futuro sem emissões, a marca criou um cartão-chave moderno e minimalista para destravar os carros. O problema é que, embora abram os veículos em questão de segundos, as chaves vêm rendendo reclamações por parte dos clientes.
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Segundo relatos de proprietários, o acessório tem causado mais incômodos do que praticidade no dia a dia: o motorista precisa retirá-lo da carteira, aproximá-lo de um ponto específico na maçaneta e esperar a confirmação do processo — em comparação, considere os sistemas keyless convencionais, que abrem o carro simplesmente com a aproximação.
O resultado? Os clientes insatisfeitos vêm publicando comentários em redes sociais como o Reddit, onde relatam falhas e frustrações com o sistema. Stephen Connor, diretor da Volvo na Austrália, declarou que a ideia nunca foi que o cartão fosse a chave principal. “Nossa intenção é que o celular seja a chave principal. O cartão é apenas um plano B”, afirmou o executivo.
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Chaves dos elétricos da Volvo
A saída alternativa também tem apresentado problemas — é o que relatou o jornalista Daniel Golson, que testou o carro EX90 e observou que o telefone oferecido pela Volvo apresentou falhas ao tentar travar ou ligar o carro. Para completar, o processo era lento e inconsistente nas vezes em que o sistema funcionava.

Para tentar contornar o problema, a Volvo oferece a chamada “key tag”. Trata-se de um dispositivo que funciona como uma chave compacta, recarregável e que pode ser identificado pelo carro a até 9 m de distância. O melhor: o item funciona como as chaves modernas tradicionais, ou seja, basta que esteja no bolso para destravar o carro.
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