“Chega de ajudar a AMD”: Intel muda de estratégia e freia open source

Tecnologia

A Intel, uma das maiores contribuidoras históricas do ecossistema de código aberto, está repensando sua estratégia de colaboração. Em um evento para a imprensa na semana passada, Kevork Kechichian, executivo que lidera a divisão de data centers da empresa, indicou que o Time Azul buscará uma abordagem mais fechada, garantindo que seus investimentos em software beneficiem primeiramente a própria empresa e não concorrentes como a AMD.

Durante a apresentação, o executivo afirmou que a empresa precisa encontrar um novo caminho para suas contribuições nesse sentido:

“Precisamos encontrar um equilíbrio onde usamos isso como uma vantagem para a Intel e não deixamos todo mundo pegar e sair correndo com isso”, disse Kechichian.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Intel quer se beneficiar mais de suas tecnologias

Ele reforçou ainda que a intenção “nunca é abandonar o código aberto”, mas sim garantir que a Intel colha mais frutos de seus próprios investimentos. Essa mudança de postura pode significar que a Intel adote uma abordagem similar à que já utiliza em suas bibliotecas matemáticas (OneMKL), onde as interfaces de alto nível são abertas, mas os componentes de baixo nível permanecem de código fechado.

Intel e AMD são parceiras na proteção do ecossistema x86 contra CPUs Arm, mas a Intel não quer que usem mais suas invenções em software (Imagem: Reprodução)

Em 2024, a empresa chegou a implementar verificações em seu software que detectavam CPUs de concorrentes e os forçavam a usar rotinas de código menos otimizadas.

Essa nova filosofia já parece estar se refletindo em ações práticas. Nos últimos meses, em meio a uma grande onda de demissões, a Intel dispensou engenheiros-chave para o desenvolvimento de Linux. Como resultado, vários drivers e pacotes importantes para Debian e Ubuntu, que habilitam recursos como os aceleradores QuickAssist da Intel, foram praticamente abandonados por seus mantenedores, levantando preocupações sobre o futuro do suporte da empresa à comunidade de software livre.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.