É FALSO que manter o controle do videogame sempre carregando vicia a bateria

Tecnologia

É FALSO que deixar o controle do videogame sempre carregando vicia a bateria do acessório. A prática é adotada por muitos usuários que esquecem de desconectar o controle após a carga completa, mas as baterias modernas contam com recursos avançados de gerenciamento de carga.

O fato de os controles não “viciarem” está totalmente associado ao tipo de bateria utilizado na maioria deles atualmente: as de íon de lítio.

Esse modelo não apresenta o chamado “efeito memória”, que diminuía a capacidade das baterias mais antigas (como as de níquel-cádmio) ao longo do tempo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os equipamentos com baterias de íon de lítio contam com circuitos internos de proteção que interrompem o fluxo de energia sempre que a carga atinge 100%, evitando danos mesmo que o dispositivo permaneça conectado por longos períodos.

Controles com bateria de íon de lítio

A PlayStation informa, por exemplo, controles sem fio como o DualSense, do PS5, conta com uma bateria recarregável de íon de lítio.

A Nintendo também destaca, na ficha técnica do Nintendo Switch Pro Controller, que o acessório utiliza baterias de última geração com esse tipo de tecnologia.

No caso do Xbox, o Elite Wireless Controller Series 2 também possui uma bateria recarregável de íon de lítio.

“O controle poderá permanecer conectado indefinidamente se você preferir jogar usando uma conexão com fio. Isso não afetará a bateria, mesmo quando estiver em 100%”, informa a página de suporte do Xbox.

Portanto, tanto os controles que são carregados via cabo USB quanto os que utilizam bases de carregamento não terão a bateria “viciada” caso fiquem conectados após atingir 100% de carga.

Controle carregando
Controles com bateria de íon de lítio podem se manter concetcados mesmo após carga atingir 100% (Unsplash/Onur Binay)

Sobrecarga e calor

Apesar dos recursos mais avançados que protegem a bateria, os acessórios de íon de lítio não estão imunes aos efeitos do calor, um dos principais inimigos desse tipo de tecnologia.

Um fator que pode contribuir para o aquecimento excessivo é utilizar o controle enquanto ele carrega. Nessas situações, o circuito que alimenta a bateria pode operar em temperatura mais alta, o que aumenta o desgaste e reduz a vida útil do componente.

Assim, mesmo que não “vicie”, a bateria de íon de lítio pode sofrer degradação ao longo do tempo se for constantemente exposta ao calor — como ocorre ao jogar durante o carregamento ou deixar o controle em locais muito quentes.

Leia mais: 

VÍDEO | Mouse e teclado nos consoles: CERTO ou ERRADO?

Leia a matéria no Canaltech.