O Windows 10 se torna oficialmente obsoleto nesta terça-feira (14). A data marca o fim do suporte oficial da Microsoft ao sistema de 2015, sem distribuir novas atualizações.
- Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
- Seu PC não suporta o Windows 11? 5 distribuições Linux que você precisa conhecer
Dessa forma, o Windows 11 é o único sistema operacional ativo com suporte da MS. Caso você tenha um computador desatualizado, o Canaltech tira as principais dúvidas a seguir:
- O que significa perder o suporte?
- Posso continuar usando o Windows 10?
- Existe um jeito de conseguir atualizações?
- O que fazer se o PC não é compatível com o Windows 11?
- A atualização é gratuita?
- O que acontece com os outros apps do sistema?
O que significa perder o suporte?
O fim do suporte ao Windows 10 significa que a Microsoft deixa de publicar atualizações com novos recursos, bugs e correções de segurança. Portanto, a empresa não se responsabiliza por futuros problemas envolvendo as máquinas desatualizadas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Posso continuar usando o Windows 10?
Sim, mas existem ressalvas. Perder o suporte não significa que o Windows 10 deixa de existir, mas não é recomendável usá-lo a longo prazo.
Sem atualizações, o computador pode ficar vulnerável a ataques cibernéticos, apresentar instabilidade e ainda deixa de ganhar novas funções.
Existe um jeito de conseguir atualizações?
Sim. A Microsoft oferece o programa de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU), no qual é possível receber updates críticos de segurança por um ano, até outubro de 2026.
O serviço é pago, mas pode ser trocado por mil pontos do Microsoft Rewards e acessado de graça para quem ativa o backup automático na conta do OneDrive.

O que fazer se o PC não é compatível com o Windows 11?
Caso você não consiga atualizar, o ideal seria considerar uma troca para um modelo mais novo. Além disso, você pode usar a ESU da Microsoft ou mudar para o Linux.
A atualização é gratuita?
Sim, migrar do Windows 10 ao 11 não tem custos e pode ser feito pelo Windows Update.
O que acontece com os outros apps do sistema?
Aplicativos de terceiros poderão funcionar normalmente no Windows 10 após o final do suporte. A medida afeta apenas a decisão da Microsoft, mas outros desenvolvedores ainda podem publicar versões de apps para o sistema.
Leia também:
- Vai atualizar para o Windows 11? 5 dicas para preparar o seu computador
- Seu PC não é compatível com o Windows 11? Veja o que fazer
- O Chrome vai parar de funcionar no Windows 10? Veja o que vai acontecer
VÍDEO: Pode usar o NOTEBOOK conectado na TOMADA o TEMPO todo? Ou não?
Leia a matéria no Canaltech.