Força bruta vs. IA: como Xbox Magnus e PS6 podem travar nova guerra de consoles

Tecnologia

Em novembro, a atual geração de consoles completa cinco anos de existência. O PlayStation 5 e o Xbox Series X|S trouxeram maior fidelidade gráfica, além de taxa de FPS mais alta graças ao uso de muito upscaling de imagem. Seus sucessores prometem ir muito além, segundo rumores até agora, que apontam para a finalização das especificações de hardware do PS6 e o Xbox Magnus.

O conhecido leaker, KeplerL2, que tem um longo histórico de acertos envolvendo hardware da AMD, afirma que as especificações dos novos consoles já foram finalizadas. A expectativa é que eles cheguem em 2027, fechando encerrando o ciclo de sete anos da atual geração. No máximo, esse lançamento pode acontecer em 2028.

Xbox Magnus terá vantagem em hardware

O responsável pelas informações não oficiais reforça que o suposto Xbox Magnus será mais forte que o PS6, já que ele terá mais núcleos, enquanto rumores apontam que o novo console da Sony não terá os núcleos mais fortes baseados em Zen 6, a próxima arquitetura de processadores da AMD.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

PS6 e Xbox Magnus terão hardware AMD de nova geração: CPU Zen 6 e GPU RDNA 5 (Imagem: AMD/Divulgação)

O PlayStation 6 seria equipado com 8 núcleos Zen 6 e 2 núcleos Zen 6 LP, ou seja, duas variantes voltadas para eficiência energética. O próximo Xbox deve ter uma CPU com 3 núcleos Zen 6 e 8 núcleos Zen 6c. As diferenças vão além disso, principalmente em GPU, já que o chip gráfico do console da Sony terá menos núcleos e cache, frequência menor e também menos memória de vídeo.

KepleL2 acredita que essa superioridade em hardware também refletirá no preço do Xbox Magnus, que será mais caro que o PS6. Na verdade, para o leaker, o console da Microsoft nem competirá contra o próximo console da Sony por conta das mudanças que a Microsoft está fazendo. O PlayStation 6, por outro lado, pode brilhar em desempenho com IA, algo esperado para ser 4x mais forte que do que o PS5 Pro entrega.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.