Dia do Professor | IA engaja alunos, ensina a pensar no futuro e cria homenagens

Tecnologia

Nesta quarta-feira (15) celebra-se, no Brasil, o Dia do Professor. A data celebra a importância dos profissionais de educação, responsáveis pela formação de crianças, adolescentes e adultos em diversas esferas de ensino. Vale lembrar que a data comemorativa não é um feriado nacional e também não é ponto facultativo. O que acontece é um feriado escolar, conforme o Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Dito isso, em pleno 2025, nada mais natural que o dia seja lembrado pensando no futuro — tanto dos professores quanto dos alunos. Um ótimo exemplo desse olhar adiante é o uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula, de forma acompanhada e orientada pelos profissionais que usam as plataformas digitais como chatbots e redes sociais para engajar os alunos, ensinar o uso ético e benéfico das mesmas e projetar os sonhos da vida adulta.

As crianças nas profissões dos sonhos

Se você não estava em uma caverna durante 2025, certamente viu esse vídeo viral. Em junho, a professora Giovanna Oliveira, de Campinas (SP), usou ferramentas de IA para dar uma espiadinha no futuro e viralizou com a reação dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao gerar imagens das crianças atuando em suas profissões dos sonhos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Eu expliquei o que eu faria, pois precisei tirar uma foto de cada um. Também conversei individualmente para escutá-los”, explicou Giovanna, em entrevista à Crescer. 

“Ouvi quais eram os sonhos, as profissões desejadas e detalhes pessoais, como a animação favorita da cartunista ou os times de futebol em que alguns dos meninos têm o sonho de atuar. Mas a revelação das imagens foi totalmente surpresa”, acrescentou.

Para além da criatividade, o brilho no olho de cada estudante ao ver o resultado foi impagável. As reações foram publicadas no Instagram, em um vídeo que viralizou também em outras nas redes sociais como o TikTok e também o Facebook.

“Não imaginava a reação deles. Foi emocionante para eles e para mim. E o melhor de tudo era a turma celebrando junto com cada colega que via sua imagem [criada pela IA”, contou.

IA na sala de aula

A tecnologia também é objeto de estudo nas aulas da professora Amanda de Sousa, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, em Guaribas (PI). Desde 2024, ela faz parte do programa Piauí Inteligência Artificial, que leva a disciplina às escolas da rede pública. O que começou como curiosidade virou até uma pós-graduação no tema. 

De início, Amanda viu nas aulas de IA a possibilidade de melhorar a renda aumentando a jornada na escola e, em sala de aula, descobriu que por mais que sejam nativos digitais, os próprios estudantes ainda não dominavam plenamente as ferramentas de IA e que a escola poderia ajudá-los a ter mais autonomia, além de fazer o uso benéfico e ético da tecnologia.

“Eu percebia que eles não prestavam tanta atenção nas aulas, mas, mais ou menos um mês depois, eles começaram a despertar interesse e vejo um avanço hoje em relação, por exemplo, à maturidade deles de utilizar a IA de forma coerente para ajudar nas pesquisas. A gente sempre foca também no uso ético da IA na sala de aula”, disse à Agência Brasil.

A professora Amanda Sousa leva a disciplina de IA a escola de Guaribas, no Piauí - Foto Ascom Seduc Piauí/Divulgação
A professora Amanda Sousa leva a disciplina de IA a escola de Guaribas, no Piauí – Foto: Ascom Seduc Piauí/Divulgação

A professora explica que a escola tem apenas 25 computadores para 200 alunos, e foi preciso criar estratégias para ensinar o funcionamento da IA dando aulas totalmente offline.  

“Tem uma aula que desenvolvi com alguns alunos que é a construção de árvores de decisão – um exemplo de algoritmo, utilizando imagens de animais típicos da caatinga, que é o bioma predominante aqui na nossa região. Quando eles começam a identificar ali os padrões, as características dos animais, eles vão classificando: o animal que tem pelo, o animal que é terrestre e vão construindo essa árvore de decisão. Quando eles veem o resultado, aí eu mostro: vocês construíram um algoritmo. Isso é inteligência artificial desplugada”, explica Amanda, que é formada em biologia, além de tutora de IA.

O programa do estado do Piauí para ensino da IA foi um dos vencedores do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em parceria com o governo do Bahrein. 

“Vejo que hoje eles estão bem mais engajados e maduros em relação a usar de forma consciente e utilizar para estudo mesmo, e potencializar o que eles têm de dificuldade para melhorar e inclusive ajudar os colegas que ainda não têm tanta habilidade”, completa.

Homenagem e mensagem do Dia do Professor

Já que estamos falando de IA, usar ferramentas como essa pode ajudar a criar uma homenagem ou mensagem do Dia do Professor que eles tanto merecem, não é mesmo?

Professora e aluno se abraçam em imagem criada por IA / Imagem gerada pelo ChatGPT
Professora e aluno se abraçam em imagem criada por IA / Imagem gerada pelo ChatGPT

O Canaltech tem algumas dicas e prompts para usar no Gemini, do Google

Vale lembrar que, se você for usar fotos suas, dos amigos ou do seu professor ou professora, é importante pedir a autorização deles, mesmo que seja uma surpresa. 

Leia também:

VÍDEO: Missão: achar um tablet bom e barato para estudar! 🚀 Spoiler: é possível!

Leia a matéria no Canaltech.