
O criador da franquia Dead or Alive, fundador da Team Ninja e responsável pelo reboot 3D de Ninja Gaiden, Tomonobu Itagaki, faleceu aos 58 anos. A informação partiu de uma mensagem publicada no Facebook nesta quinta-feira (16) com as “últimas palavras” de Itagaki.
- 10 jogos de samurais e ninjas para se sentir no Japão Feudal
- Rise of the Ronin x Ghost of Tsushima: qual é o melhor jogo de samurai?
“A chama da minha vida está prestes a se apagar. O fato de esta mensagem ter sido postada significa que minha hora finalmente chegou. Eu não estou mais neste mundo. (Confiei esta mensagem final a alguém importante para mim)”, afirma a mensagem.
O desenvolvedor liderou a Team Ninja e foi responsável por criar séries importantes no mundo dos videogames, como Dead or Alive e Ninja Gaiden (que recebeu muita atenção neste ano, com três títulos). Esses jogos marcaram especialmente o primeiro Xbox e foram, inclusive, system sellers que definiram o console de estreia da Microsoft.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Itagaki deixou a Koei Tecmo em 2008 e fundou seu próprio estúdio com outros desenvolvedores da Team Ninja, o Valhalla Game Studios. Em 2015, a desenvolvedora lançou Devil’s Third, um jogo de ação e tiro em terceira pessoa lançado exclusivamente no Wii U, que acabou não fazendo tanto sucesso entre a crítica e os jogadores.

Em 2021, a Tencent adquiriu a empresa-mãe do Valhalla Game Studios e, no mesmo ano, o criador de Dead or Alive fundou a Itagaki Games. Infelizmente, Itagaki não conseguiu lançar nenhum jogo em sua nova empresa antes de falecer, algo lamentado pelo próprio produtor em sua mensagem de despedida:
“Minha vida foi uma batalha contínua que eu continuei vencendo. Também causei muitos problemas aos outros. Tenho orgulho de ter lutado até o fim e de ter seguido minhas convicções. Não tenho arrependimentos, mas lamento profundamente não poder entregar novas obras aos meus fãs”.
O último jogo em que Itagaki foi creditado como produtor antes de partir foi Devil’s Third, lançado há mais de uma década. No entanto, seu legado definitivamente está de pé e seguirá.
Na próxima semana, o aguardado Ninja Gaiden 4, jogo da linha reboot que Itagaki ajudou a criar, chega ao mercado com grandes expectativas dos fãs. Na verdade, tem sido um ano bem cheio para a franquia, que contou com um belíssimo remake intitulado Ninja Gaiden 2 Black e com um título no estilo 2D clássico da série, chamado Ninja Gaiden: Ragebound.
“Sinto muito. A vida é assim” — Itagaki Tomonobu
A causa da morte, bem como o local e a data em que Itagaki Tomonobu faleceu, não foi divulgada publicamente. A prática é bem comum no Japão e busca respeitar a privacidade e o luto dos entes queridos.
Team Ninja lamenta morte do criador de Ninja Gaiden
A própria Team Ninja se manifestou sobre o falecimento de Itagaki Tomonobu, afirmando que o estúdio carregará a filosofia e o ideal que Itagaki ajudou a construir. Confira a mensagem na íntegra:
“Estamos profundamente entristecidos com o falecimento do primeiro líder da Team NINJA, Tomonobu Itagaki. Continuaremos o legado de filosofia e criatividade que Itagaki-san iniciou e seguiremos criando jogos que muitos jogadores irão apreciar. Nossas mais profundas condolências pela sua perda. De todos da Team NINJA”.
We are deeply saddened by the passing of Team NINJA’s first leader, Tomonobu Itagaki.
We will carry on the philosophy and creativity that Itagaki-san began and continue to create games that many gamers will enjoy.
Our deepest condolences for his loss.From everyone at Team…
— Team NINJA (@TeamNINJAStudio) October 16, 2025
O Canaltech lamenta profundamente a morte de Itagaki Tomonobu e expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Tomonobu Itagaki.
Leia também no Canaltech:
- Review Rise of the Ronin | Construindo e se divertindo com seu próprio destino
- O que é um jogo hack and slash?
- 20 jogos que completam 20 anos em 2025
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? Uma visão sobre os portáteis
Leia a matéria no Canaltech.

