
Resumo
-
Consumidores relatam que a cor Laranja Cósmico do iPhone 17 está desbotando, adquirindo tom próximo ao ouro rosé.
-
Suspeita é de que a exposição solar e produtos de limpeza sejam a causa.
-
Um usuário do Reddit afirma que a Apple substituiu seu aparelho após o problema, mas a empresa não comentou o caso.
Após reclamações por arranhões na carcaça dos dispositivos logo no lançamento, a Apple pode ter uma nova pequena dor de cabeça: segundo alguns consumidores, a nova cor Laranja Cósmico do iPhone 17 estaria desbotando e ficando próximo de um ouro rosé.
O primeiro caso surgiu no Reddit há algumas semanas, mas foi inicialmente tratado como uma imagem editada ou um caso isolado, segundo o portal Android Authority. Agora, novas publicações começaram a corroborar a história. Embora não pareça ser um problema generalizado, pode estar atingindo um pequeno número de consumidores.
O iPhone 17 Pro tem sido um sucesso de vendas e, mesmo um mês após o lançamento, a versão laranja continua com longas filas de espera. A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre os relatos.

O que pode ser?
Ainda não há uma explicação oficial, mas as teorias se concentram em duas possíveis causas: produtos químicos ou luz solar.
A suspeita mais forte recai sobre o uso de solventes de limpeza agressivos. Produtos à base de peróxido, por exemplo, podem comprometer a camada de óxido do alumínio anodizado, causando a descoloração da moldura lateral do aparelho.
Outra hipótese é a exposição prolongada à luz UV. Os raios solares podem, com o tempo, alterar quimicamente essa camada protetora anodizada.
O que reforça ambas as teorias é o fato de, nas fotos compartilhadas, o painel de vidro traseiro (que também é laranja) permanecer intacto. O problema parece estar restrito apenas ao acabamento metálico.
Apple teria trocado aparelho
A Apple ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso. No entanto, um dos usuários afetados relatou no Reddit que, ao contatar o suporte da empresa e apresentar o defeito, a Apple simplesmente substituiu o iPhone por uma nova unidade.
Até que a empresa esclareça a situação, a recomendação de praxe é evitar limpar o celular com qualquer tipo de solvente, utilizando apenas um pano de microfibra levemente umedecido.

