Pix cresce 10% e é o segundo meio de pagamento preferido na Black Friday

Tecnologia

Uma pesquisa do Mercado Livre mostrou que o Pix cresceu significativamente como meio de pagamento dos brasileiros na Black Friday. 

De acordo com o estudo “Panorama de Consumo”, 29% dos entrevistados devem usar o método de transferência para as compras da data neste ano. O salto representa um aumento de 10% em comparação à 2024. 

Já o cartão de crédito continua como principal meio, mas teve uma queda significativa no uso. No ano passado, 54% pretendiam usar o cartão nas compras, em 2025 são 41%.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O diretor sênior de Marketplace do Mercado Livre, Tulio Landin, explica que o cartão de crédito lidera nas compras de maior ticket médio, enquanto o Pix se mantém mais forte nas de menor valor.

E a afirmação se reflete em números: 77% dos entrevistados que usam o cartão de crédito vão parcelar suas compras. Destes, 72% dividem em seis parcelas a compra, e 23% pretendem parcelar em até 12 vezes.

Consumidor mais confiante

A pesquisa mostrou também que o consumidor está gastando mais, planejando com antecedência e atrás de tecnologia. 

Segundo o levantamento, mais de 3 em cada 4 pessoas pretendem gastar mais de R$ 500 nessa Black Friday. 24% responderam que gastarão acima de R$ 2 mil, 28% entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, e 26% entre R$ 500 e R$ 1 mil. Apenas 22% disseram que vão gastar menos de R$ 500. 

E com mais gasto, há mais planejamento. 8 em cada 10 entrevistados afirmou que se planejou com antecedência para comprar na data. Além disso, quase metade (47%) comprará presentes para o Natal.

Entre os itens mais desejados, os eletrodomésticos e eletrônicos dominam, com interesse de 44% e 35% dos entrevistados, respectivamente. 

Os termosApple Watch”, “ar-condicionado”, “computador” e “fone de ouvido bluetooth”, estavam entre os mais procurados no Mercado Livre nesta segunda-feira (27).

E também no assunto de tecnologia, quase metade (48%) dos entrevistados diz que pretende usar inteligência artificial, como em chatbots e assistentes pessoais, para buscar promoções na Black Friday.

O estudo “Panorama de Consumo” foi realizado online entre 14 e 20 de outubro com mais de 42 mil pessoas. 

Veja também:

VÍDEO: Um SMARTWATCH pode SALVAR a sua VIDA?

Leia a matéria no Canaltech.