
Resumo
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O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que o Xbox disputa atenção dos consumidores com plataformas de vídeos curtos, como o TikTok e YouTube.
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Segundo o executivo, o foco da divisão Xbox deve ser reter os usuários em seu ecossistema, e não apenas vender consoles.
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A companhia tem apostado no setor de serviços e reforçado o conceito de “Xbox Play Anywhere”, para jogar em qualquer dispositivo.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, indica que o Xbox será mesmo reposicionado no mercado de entretenimento. Em entrevista ao podcast TBPN, o executivo afirmou que a plataforma não compete apenas com consoles rivais, como o PlayStation, mas também com apps de vídeos curtos, como o TikTok e o YouTube.
Para Nadella, a “atenção” é o recurso mais escasso e o verdadeiro campo de batalha. Ele argumenta que, quando um usuário liga a TV ou o celular, a escolha não é apenas entre um jogo e outro, mas entre jogar, assistir a um streaming ou consumir vídeos rápidos. “A competição do mundo dos games não são outros games. A competição são os vídeos curtos”, disse o executivo. “Nós vemos o cenário de forma ampla.”
Atenção é a nova métrica
Durante a entrevista, Nadella focou na capacidade do Xbox de reter o usuário dentro do próprio ecossistema. Na visão do CEO, o Xbox precisa ser uma plataforma que entregue valor em todas as frentes de entretenimento. Caso contrário, perderá o usuário para outro aplicativo, seja ele de jogos ou de mídia.
O CEO também reforçou a nova postura da Microsoft como a “maior publisher” do mercado, após a aquisição da Activision. Ele destacou que o maior negócio de games da empresa é, na verdade, o Windows, e que a estratégia é estar “em toda parte”.
“Queremos ser uma publisher fantástica, similar à nossa abordagem com o Office. Vamos estar em toda plataforma”, afirmou, citando consoles, PC, mobile e cloud gaming.
Nova estratégia focada em serviço

A visão do CEO está em sintonia com os recentes resultados financeiros da Microsoft e com o futuro que a empresa vem desenhando para a divisão de games. Com queda nas vendas de console e alta no setor de conteúdo e serviços (que inclui o Xbox Game Pass), executivos da companhia reforçam o foco no streaming.
A presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, já havia sugerido que o próximo Xbox pode abandonar a tradição e se aproximar de um híbrido entre PC e console. Nadella voltou a bater nessa tecla: “Construímos o console porque queríamos um PC melhor para jogos”.
Essa estratégia de serviços foi reforçada recentemente por Chris Charla, chefe do ID@Xbox. Em entrevista ao Eurogamer, Charla afirmou que a Microsoft fez o “maior investimento de sua história” no Game Pass em 2025.
Com informações de Videogames Chronicle


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