
O emulador ARMSX2, que pode rodar jogos de PlayStation 2, teve a sua versão 1.0 lançada nesta segunda-feira (27). Inicialmente ele está disponível apenas para smartphones Android via Github, mas a promessa é de ser liberado nos próximos dias na Google Play Store.
A grande diferença deste emulador é que ele não é nativo: ele utiliza um conversor de x86 (arquitetura de PC) para ARM (arquitetura de celular) para rodar a versão mais recente do PCSX2.
Isso pode resultar em um desempenho mais lento que o do AetherSX2 (que era nativo), mas, em troca, o ARMSX2 se beneficia de todas as correções e melhorias de compatibilidade mais recentes do PCSX2, que o AetherSX2 não tem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A equipe de devs trabalha neste momento na correção de bugs, que tem se mostrado um problema comum para quem fez o download via Github. Ainda que seja apenas erro na configuração (que pode ser alterada), eles desejam eliminar o problema antes de disponibilizar o app na Google Play Store.

Emulação de PS2 em dispositivos Android
Emular videogames em smartphones Android e iOS sempre foi um tabu, já que os celulares mais antigos não tinham componentes potentes o suficiente para rodar titulos de PS2, GameCube e outros consoles mais recentes.
O famoso “quem viveu, sabe” de que a maioria dos smartphones Android rodavam apenas PS1, Game Boy Advance e o Nintendo DS — a depender do modelo do dispositivo. A situação era pior no iOS, que só permitiu softwares do gênero a partir de 2024.
Porém, com o salto tecnológico na telefonia móvel, hoje tem muito celular mais poderoso que PC doméstico. A partir disso, muitos têm testado plataformas diferentes. Nem o PS3 escapou disso, diga-se de passagem.
A questão do PS2 era que os projetos existentes para mobile estavam abandonados. O AetherSX2 teve seu desenvolvimento descontinuado, enquanto o NetherSX2 é, na prática, um patch aplicado sobre a base abandonada e de código fechado do AetherSX2 — o que o impede de receber novas otimizações de compatibilidade.
É neste ponto que o ARMSX2 abre caminho nos smartphones, com uma proposta de permitir que mais pessoas tenham acesso aos jogos que marcaram toda a geração PlayStation 2. Ele tem sido testado há algum tempo e finalmente chegou em sua versão 1.0. Agora, resta aguardar o lançamento oficial na Google Play Store.
Leia também no Canaltech:
- Roblox é investigado por facilitar acesso a predadores infantis
- Atari abre a pré-venda do Intellivision Sprint, seu rival dos anos 80
- Adeus, The Sims Mobile! EA anuncia o fim do jogo para celular após 7 anos
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:
Leia a matéria no Canaltech.


 
	 
						 
						