
Um PC intermediário para jogos em 1440p, com placas de vídeo como a Radeon RX 9070 XT ou a GeForce RTX 5070, é o sonho de consumo de muitos PC gamers. Alguns pensam somente na GPU e se esquecem que o processador é parte igualmente importante, já que um modelo fraco não consegue extrair o potencial máximo dessas placas de vídeo. Mas, não se preocupe, o Canaltech está aqui para dizer qual é a CPU ideal para a RTX 5070.
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5050?
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5060?
Diferente do segmento de entrada de placas de vídeo, em que processadores menos robustos conseguem empurrá-las sem problemas, GPUs intermediárias exigem mais da CPU, principalmente quando o assunto é alcançar altas taxas de FPS. Por isso, a escolha precisa ser certa.
Relação entre CPU e GPU
Em um jogo, a CPU e a GPU executam tarefas distintas, mas que se relacionam. A CPU é responsável por todos os cálculos e pela lógica do jogo: processa IA dos personagens, calcula a física de objetos e colisões, gerencia os comandos do jogador e, principalmente, prepara uma lista de instruções para a GPU.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A placa de vídeo, por sua vez, recebe essas instruções e renderiza os quadros de imagem que são exibidos no monitor, processando a geometria dos modelos 3D, aplicando texturas e calculando todos os efeitos visuais, como iluminação e sombras, ray tracing, literalmente gerando o game na tela.
O desempenho de um jogo é determinado pela velocidade com que tudo isso acontece, e o componente mais lento limita o resultado final, criando um gargalo. Se a CPU não for rápida o suficiente para preparar as instruções (chamadas de “draw calls”), a GPU ficará ociosa, resultando em queda na taxa de FPS, independentemente do quão potente ela seja.
Este cenário é comum em jogos de estratégia ou simulação com muitos elementos para a CPU gerenciar. O contrário, um gargalo de GPU, ocorre quando a placa de vídeo não consegue renderizar os quadros na mesma velocidade em que a CPU os envia, sendo o cenário mais comum em jogos com gráficos exigentes.
Para que nada disso ocorra, é preciso escolher um conjunto de CPU e GPU que faça sentido. O ideal é sempre ter processador de sobra para upgrades futuros.
Qual é a CPU ideal para a RTX 5070?
Entendendo a importância da CPU e o nível de desempenho da RTX 5070, conseguimos decidir qual é o processador ideal para essa GPU. Caso queira atingir altas taxas de quadros em jogos mesmo em resoluções mais altas, como 1440p, o ideal mesmo é não ter pena de gastar, já que estamos falando de CPUs com a tecnologia 3D V-Cache da AMD, como o Ryzen 7 7800X3D.

Do contrário, caso seja um jogador que curte uma boa campanha single-player com foco em gráficos em resoluções mais altas, até mesmo 4K com DLSS, já que a RTX 5070 é capaz disso, nossas recomendações ficam para o Ryzen 5 7600X ou Intel Core i5-14600K. Ambos são capazes de empurrar a GPU intermediária da NVIDIA sem dificuldades, garantindo altas taxas de FPS em resoluções mais altas.
Conclusão
Sempre tenha em mente que o processador é parte quase igualmente importante em relação à GPU em um PC gamer. Sem um modelo adequado para a placa de vídeo escolhida, você terá dores de cabeça com desempenho inconsistente, tornando a experiência frustrante.
A RTX 5070 é uma GPU voltada para jogos em 1440p e, com o processador certo, como os que indicamos aqui, é possível ter taxas de FPS altas, ideal para monitores QHD de mais de 120 Hz, por exemplo.
Veja mais do CTUP:
-
Principais peças de hardware para um PC gamer
- 6 erros fatais para evitar na hora de montar seu PC gamer
- 6 dicas para montar um PC gamer competente sem gastar muito
Leia a matéria no Canaltech.

