
Resumo
- Samsung Internet ganhou uma versão desktop para Windows, que está sendo lançada em beta nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.
- A versão web do famoso navegador mobile terá foco em recursos de IA do Galaxy AI e integração entre dispositivos.
- O navegador oferecerá tradução e resumo de páginas, sincronização de favoritos, histórico e senhas, além de manter recursos de privacidade.
O popular navegador para dispositivos móveis da Samsung chegará aos computadores com Windows. A versão beta do browser está sendo lançada hoje (30/10) nos EUA e na Coreia do Sul, com expectativa de expansão para outras regiões. A nova versão foca em recursos de IA do pacote Galaxy AI e na sincronização de dados entre dispositivos.
A expansão coloca o Samsung Internet em competição direta com o Google Chrome, o Microsoft Edge e outras plataformas emergentes que também apostam em inteligência artificial, como o Dia e o Opera Neon, browser que nós testamos aqui no Tecnoblog.
Outras companhias propriamente de IA, como Perplexity e OpenAI, também lançaram navegadores: o Comet e o ChatGPT Atlas, respectivamente.
O que o Samsung Internet oferecerá no PC?
O principal diferencial da versão de desktop será a integração nativa com o Galaxy AI. Segundo a Samsung, o navegador inclui “capacidades iniciais” do pacote de IA, focadas no assistente de navegação.
A ferramenta permitirá, por exemplo, traduzir e resumir páginas da web com um clique, de forma similar ao que já existe nos celulares da marca.
Além da IA, o foco da Samsung é a continuidade entre dispositivos. O browser para PC terá sincronização de favoritos, histórico de navegação e senhas com o aplicativo no Android.

O Samsung Internet também manterá recursos de privacidade do irmão móvel, como um painel de privacidade para visualizar rastreadores e bloquear pop-ups.
O site 9to5Google especula que o navegador seja baseado em Chromium, o que, se confirmado, deve garantir suporte a extensões populares, como bloqueadores de anúncios, um dos motivos da popularidade do app no Android.
Não é a primeira vez
O suporte nebuloso a essas funcionalidades foi um dos motivos para o fracasso da primeira tentativa da Samsung em trazer o navegador para desktops há dois anos — sim, isso ocorreu.
Em novembro de 2023, uma versão inicial do Samsung Internet apareceu na Microsoft Store, mas foi “silenciosamente” removida no início de 2024, sem qualquer publicação da empresa destacando o porquê.
Segundo relatos, a versão — também baseada no Chromium — permitia sincronizar histórico, favoritos, abas abertas entre o PC e dispositivos Galaxy, mas muitas funcionalidades não estavam completas, como a sincronização de senhas.


 
	 
						 
						