Instabilidade no Pix: usuários relatam problemas nesta quinta-feira (30)

Tecnologia

O Pix passa por uma instabilidade na tarde desta quinta-feira (30). Além dos casos compartilhados em redes sociais, o Canaltech recebeu relatos sobre a falha que impede o uso do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC).

A falha, a princípio, atinge diferentes instituições financeiras.

Ao fazer uma transferência com a modalidade, o aplicativo emite um erro que impede o envio dos recursos. No caso do Nubank, a fintech informou que havia uma “oscilação no Pix da instituição de destino” em uma transação para uma conta do Itaú. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O mesmo ocorreu em um Pix do Itaú para o Santander: neste caso, a plataforma alertou que havia uma instabilidade no banco de destino. “Parece que o banco de destino está indisponível no momento. Você pode agendar a sua transferência ou tentar novamente mais tarde”.

No X, uma pessoa relata que, ao fazer uma transferência de R$ 17, o aplicativo informou que a transação estava “pendente de aprovação”.

Segundo a plataforma colaborativa Downdetector, o volume de notificações sobre problemas no Pix começou a subir por volta de 16h e atingiu o pico às 16h22. 

O Google Trends, que mostra tendências do buscador, também relata que os seguintes termos tiveram um aumento repentino de interesse na última hora: “pix instabilidade”, “pix hoje fora do ar”, “pix com problema”, “instabilidade no pix” e “pix com instabilidade”.

Usuários relatam problemas no Pix nesta quinta-feira (30) (Imagem: Reprodução/Downdetector)
Usuários relatam problemas no Pix nesta quinta-feira (30) (Imagem: Reprodução/Downdetector)

O que dizem os bancos e o BC?

Ainda não há explicações sobre a instabilidade e uma previsão para o incidente ser solucionado. Procurado pelo Canaltech, o Banco Central não se manifestou sobre o caso até o momento.

A reportagem também entrou em contato com as instituições financeiras. Em nota, o Itaú explicou que não identificou nenhuma falha originada em seus sistemas.

O Nubank e Santander apuram o caso. Já o Bradesco não retornou as tentativas de contato até o momento.

A matéria poderá ser atualizada.

Leia a matéria no Canaltech.