Efeito drone: 6 dicas para gravar vídeos ‘aéreos’ com o celular

Tecnologia

Criar vídeos com visual “aéreo” de cinema, típico de drones, não exige um equipamento caro. Com alguns truques simples e muita criatividade, dá para produzir clipes impressionantes usando apenas o celular. 

O segredo está em simular os movimentos que um drone faria no ar. Pensando nisso, reunimos, a seguir, 8 dicas para reproduzir esse “efeito drone” nas suas gravações. Ah, e já fica o aviso: para as dicas funcionarem, você vai precisar de um amigo para ajudar nas filmagens.

6 dicas para filmar com o celular como se fosse um drone

A seguir, listamos truques para gravar clipes que parecem ter sido feitos por drones:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Use um bastão de selfie ou tripé 
  • Use a câmera ultrawide
  • Grave em 60fps
  • Faça movimentos com os braços
  • Domine movimentos de “voo”
  • Recorra a truques de edição

1. Use um bastão de selfie ou tripé 

Um dos truques mais simples para criar vídeos com aparência de drone consiste em usar um bastão de selfie ou um tripé como extensão. Assim, você consegue captar ângulos mais altos, simulando a altitude de um drone, ou bem próximos ao chão, produzindo imagens dinâmicas e cinematográficas sem precisar de um equipamento aéreo de verdade.

Além disso, os acessórios podem reduzir a trepidação natural da mão e dos passos conforme você se movimenta, conferindo mais fluidez às imagens. Se o orçamento permitir, a combinação de um gimbal ou outro acessório estabilizador acoplado pode ser ainda mais eficaz, já que eles podem remover eletronicamente qualquer solavanco ou tremor, criando a sensação de um movimento “flutuante”, que é basicamente a marca registrada de um drone. 

2. Use a câmera ultrawide 

Drones costumam gravar em lentes grande-angulares para captar cenários bem amplos, transmitindo sensação de altitude e escala. No celular, é possível reproduzir esse efeito ativando a lente ultrawide (0.5x): como ela aumenta o campo de visão, pode ampliar a perspectiva e deixar o clipe com uma carinha de “voo” feito com um drone. 

3. Grave em 60fps 

Antes de começar, também é importante ajustar sua câmera para gravar na maior taxa de quadros possível: idealmente em 4K a 60fps ou 1080p a 60fps. Essa configuração é importante na hora de gravar o clipe pois oferece mais informação de movimento, deixando os deslocamentos mais fluidos e realistas.

4. Faça movimentos com os braços 

Outro truque que dá a sensação de que a gravação está sendo feita com o drone são os movimentos típicos que as pessoas fazem com os braços

Você pode fingir que está apoiando o “drone” com a mão enquanto seu amigo segura o celular, por exemplo. Além disso, assim que a gravação começar, pode elevar os braços lentamente, dar pequenos saltos ou, ainda, simular um movimento de subida.

Esse comportamento cria uma certa ilusão visual, fazendo com que o espectador acredite que um drone está decolando — quando, na verdade, é apenas o celular acompanhando seus gestos.

5. Domine movimentos de “voo”

Para que o vídeo realmente pareça feito por um drone, não basta apenas erguer o celular: é preciso imitar os movimentos típicos do voo. Para isso, você pode começar fazendo um “voo de subida”, deixando o bastão de selfie bem próximo ao chão e, na sequência, caminhando para trás enquanto levanta o braço e se distancia da pessoa que está sendo gravada. Esse movimento dá a sensação de decolagem e revelação do cenário, criando um plano mais amplo.

Além disso, você também pode explorar movimentos que passem por lugares inesperados e espaços estreitos, como entre plantas e janelas, por exemplo. Isso deixa o vídeo mais criativo e cria a impressão de que a câmera está realmente voando pelo ambiente.

Por fim, você ainda pode testar gravações que imitam “voos baixos” segurando o celular bem rente ao chão ou a alguma superfície e deslizando para frente. Com a lente mais aberta do celular, a cena ganha sensação de velocidade e profundidade como se um drone estivesse passando rapidinho por ali e quase tocasse o chão.

6. Recorra a truques de edição

Agora vem o truque final para deixar tudo com cara de drone de verdade. Com as gravações já finalizadas, abra o seu aplicativo de edição preferido e explore a sua criatividade: você pode reduzir a velocidade do vídeo para suavizar pequenas imperfeições ou trepidações e deixar o movimento mais suave e cinematográfico, exatamente como um drone deslizando pelo ar. 

Além disso, para aumentar ainda mais o realismo, adicione efeitos sonoros: um leve som de vento ou o zumbido de hélice podem dar mais veracidade ao clipe. Por fim, finalize ajustando as cores do vídeo para deixá-lo com uma cara mais “profissional”. Para isso, você pode aumentar um pouco o contraste e a saturação para destacar a paisagem, por exemplo.

Leia mais do Canaltech: 

Vídeo: Confira dicas rápidas para melhorar sua foto de perfil 

Leia a matéria no Canaltech.