Xiaomi Mi Band 10 x Galaxy Fit 3: qual vale mais a pena?

Tecnologia

Escolher uma pulseira digital “baratinha” não é tão simples quanto parece. Existem modelos de diversas marcas e estilos – e a maioria visa atender a um público específico. Dentre os destaques, podemos citar o Galaxy Fit 3 da Samsung, que provavelmente é a smartband mais popular do mercado, e a Mi Band 10, que seria o modelo mais recente da Xiaomi.

Ambas se encontram na mesma faixa de preço, ficando entre R$ 200 e R$ 300. Sendo assim, qual vale mais a pena?

O que cada uma oferece?

A Xiaomi Mi Band 10 chega com melhorias visuais e de usabilidade, mantendo-se como uma das pulseiras inteligentes mais econômicas do mercado. O modelo entrega tela AMOLED de 1,72 polegadas, suporte para mais de 150 modos esportivos e autonomia estimada em cerca de 18 a 21 dias de uso moderado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A maior vantagem está no display, que entrega fluidez e qualidade visual, apesar de não termos um salto muito grande em relação à geração anterior. 

A ausência de GPS integrado continua sendo um “porém” para quem treina ao ar livre e quer rastreamento autônomo – mas para sua faixa de preço, é um produto bem honesto.

Já a Galaxy Fit 3 propõe uma experiência mais alinhada com o ecossistema Samsung.

A pulseira conta com tela AMOLED de 1,6 polegada, corpo em alumínio mais refinado e melhorias no monitoramento de sono, estresse e treinos esportivos

A Mi Band 10 tem um design mais fino e retangular (Gabriel Furlan/Canaltech)

Em termos de integração, o modelo se destaca pela interface fluida e compatibilidade com o app Samsung Health, embora também não traga GPS incorporado.

O modelo oferece rastreamento de mais de 100 modalidades de treino e a bateria dura até 13 dias de uso moderado, ou seja, menos que a Mi Band 10 oferece, mas ainda satisfatório para uso prolongado.

Em termos de design, elas também são bem diferentes. Enquanto a Galaxy Fit 3 tem um formato mais quadrado, a Mi Band 10 tem um display mais fino e retangular. A pulseira seria a parte mais semelhante, sendo ambas feitas de borracha.

Qual escolher?

Para quem dá prioridade para monitoramento de saúde, passos, treinos básicos e quer algo leve no pulso, a Mi Band 10 entrega uma experiência completa por um ótimo preço. Por outro lado, se você é usuário Samsung, a Galaxy Fit 3 é a escolha incontestável.

Seu acabamento de alumínio e a interface refinada torna a Fit 3 um produto mais elegante e agradável de usar. A experiência geral voltada para atividades físicas também não fica muito atrás, apesar da Mi Band 10 se destacar mais nesse quesito.

O Galaxy Fit 3 é a escolha certa para quem já usa o ecossistema da Samsung (Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

A autonomia é outro ponto importante a ser considerado. A bateria da Galaxy Fit 3 dura em média duas semanas, mas a Mi Band 10 pode estender essa duração para até três semanas

É claro que muito disso varia do seu estilo de uso (deixar o Always on Display ligado, por exemplo, reduz drasticamente a autonomia), mas o modelo da Xiaomi claramente leva vantagem nesse quesito.

Na escolha entre as duas, vale considerar o tipo de uso. Ambas se mostram opções sólidas e um tanto semelhantes, então seja para uso casual (no caso daqueles que não querem gastar com um smartwatch completo) ou para monitorar suas atividades físicas, qualquer uma delas se sairá bem

Leia mais

Leia a matéria no Canaltech.