
Apesar de ser uma tecnologia muito presente em nosso cotidiano, o conjunto mecânico de um carro ainda gera muitas dúvidas em grande parte das pessoas. Há componentes do veículo que são pouco conhecidos, mas fundamentais para o funcionamento do sistema.
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E para quem quer entender melhor o que acontece “por baixo do capô”, o CT Auto explica a função de cinco partes essenciais do motor, que podem passar despercebidas por quem não é familiarizado com o assunto.
5. Biela

A biela é responsável por conectar o pistão ao virabrequim, transformando o movimento linear do pistão — gerado pela queima do combustível — em movimento rotativo. Esse processo é o que mantém o motor funcionando e faz o carro se mover.
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Trata-se de uma peça submetida a enorme esforço mecânico: em rotações elevadas, ela suporta pressões intensas e precisa manter alinhamento perfeito. Se uma biela quebra, o dano pode ser catastrófico, podendo exigir até a troca completa do motor.
4. Virabrequim

O virabrequim é um eixo metálico que recebe o movimento das bielas e o converte em rotação contínua, transmitida depois ao câmbio. Ele é o ponto central do sistema de propulsão, responsável por transformar o movimento alternado dos pistões em força motriz.
Além de gerar o movimento, o virabrequim ajuda a equilibrar as vibrações internas e contribui para o funcionamento estável do conjunto. Qualquer desalinhamento pode causar ruídos, perda de desempenho e até aumento no consumo de combustível.
3. Cárter

Na base do motor fica o cárter, uma espécie de bandeja metálica que serve como reservatório de óleo lubrificante. É dali que o óleo é bombeado para circular entre as peças móveis, garantindo a lubrificação adequada do motor.
O cárter também ajuda a controlar a temperatura do óleo, funcionando como uma área de dissipação de calor. Por estar localizado na parte inferior do motor, ele está mais vulnerável a impactos — por isso é importante manter instalada a proteção de cárter, que evita danos em caso de contato com o solo ou obstáculos.
2. Válvulas

As válvulas regulam a entrada da mistura de ar e combustível e a saída dos gases resultantes da combustão. Elas trabalham em sincronia com o movimento dos pistões, abrindo e fechando milhares de vezes por minuto, de acordo com o ciclo de funcionamento do motor.
Motores modernos utilizam sistemas de comando variável de válvulas (VVT), capazes de ajustar o tempo de abertura para melhorar o desempenho e reduzir o consumo. Um conjunto mal regulado pode causar falhas na aceleração e aumento nas emissões de poluentes.
1. Velas de ignição

As velas de ignição são pequenas, mas indispensáveis. Elas produzem a faísca elétrica que inflama a mistura ar-combustível dentro do cilindro, dando início ao ciclo de combustão.
Quando estão desgastadas, as velas podem causar falhas, aumento no consumo de combustível e perda de desempenho. A substituição deve seguir o intervalo recomendado no manual do proprietário e respeitar o tipo indicado pela montadora — assim como acontece com o óleo lubrificante.
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