Biela, virabrequim, carter: 5 peças de carro que você talvez não conheça

Tecnologia

Apesar de ser uma tecnologia muito presente em nosso cotidiano, o conjunto mecânico de um carro ainda gera muitas dúvidas em grande parte das pessoas. Há componentes do veículo que são pouco conhecidos, mas fundamentais para o funcionamento do sistema.

E para quem quer entender melhor o que acontece “por baixo do capô”, o CT Auto explica a função de cinco partes essenciais do motor, que podem passar despercebidas por quem não é familiarizado com o assunto.

5. Biela

Biela
Responsável por conectar o pistão ao virabrequim, a biela transforma o movimento linear em rotação para gerar força (Internet/Divulgação)

A biela é responsável por conectar o pistão ao virabrequim, transformando o movimento linear do pistão — gerado pela queima do combustível — em movimento rotativo. Esse processo é o que mantém o motor funcionando e faz o carro se mover.


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Trata-se de uma peça submetida a enorme esforço mecânico: em rotações elevadas, ela suporta pressões intensas e precisa manter alinhamento perfeito. Se uma biela quebra, o dano pode ser catastrófico, podendo exigir até a troca completa do motor.

4. Virabrequim

Virabrequim
Eixo que converte o movimento dos pistões em rotação contínua e garante o equilíbrio do motor (Internet/Divulgação)

O virabrequim é um eixo metálico que recebe o movimento das bielas e o converte em rotação contínua, transmitida depois ao câmbio. Ele é o ponto central do sistema de propulsão, responsável por transformar o movimento alternado dos pistões em força motriz.

Além de gerar o movimento, o virabrequim ajuda a equilibrar as vibrações internas e contribui para o funcionamento estável do conjunto. Qualquer desalinhamento pode causar ruídos, perda de desempenho e até aumento no consumo de combustível.

3. Cárter 

Cárter
Reservatório de óleo que lubrifica e ajuda a resfriar as partes móveis do motor (Internet/Divulgação)

Na base do motor fica o cárter, uma espécie de bandeja metálica que serve como reservatório de óleo lubrificante. É dali que o óleo é bombeado para circular entre as peças móveis, garantindo a lubrificação adequada do motor.

O cárter também ajuda a controlar a temperatura do óleo, funcionando como uma área de dissipação de calor. Por estar localizado na parte inferior do motor, ele está mais vulnerável a impactos — por isso é importante manter instalada a proteção de cárter, que evita danos em caso de contato com o solo ou obstáculos.

2. Válvulas 

Válvulas
Controlam a entrada de ar e combustível e a saída dos gases da combustão (Riosulense/Divulgação)

As válvulas regulam a entrada da mistura de ar e combustível e a saída dos gases resultantes da combustão. Elas trabalham em sincronia com o movimento dos pistões, abrindo e fechando milhares de vezes por minuto, de acordo com o ciclo de funcionamento do motor.

Motores modernos utilizam sistemas de comando variável de válvulas (VVT), capazes de ajustar o tempo de abertura para melhorar o desempenho e reduzir o consumo. Um conjunto mal regulado pode causar falhas na aceleração e aumento nas emissões de poluentes.

1. Velas de ignição

Velas
Produzem a faísca elétrica que inicia a combustão da mistura ar-combustível (Internet/Divulgação)

As velas de ignição são pequenas, mas indispensáveis. Elas produzem a faísca elétrica que inflama a mistura ar-combustível dentro do cilindro, dando início ao ciclo de combustão.

Quando estão desgastadas, as velas podem causar falhas, aumento no consumo de combustível e perda de desempenho. A substituição deve seguir o intervalo recomendado no manual do proprietário e respeitar o tipo indicado pela montadora — assim como acontece com o óleo lubrificante.

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