Tecnologia pura: como é o sistema super-híbrido do Jaecoo 7?

Tecnologia

O Jaecoo 7, SUV médio da marca chinesa pertencente ao Grupo Chery, promete rodar mais de 1.200 quilômetros por carga, graças ao que a marca rotulou de SHS (Super Hybrid System) ou, em bom português, sistema super-híbrido.

O CT Auto passou alguns dias em posse da versão topo de linha da família, a Prestige, após ter batido um papo com executivos da marca envolvidos na chegada do carro da O&J ao Brasil, no início de 2025.

Descobrimos, então, quais são os segredos do Jaecoo 7 para ter uma autonomia “quase infinita” e, assim, se tornar um pesadelo real para rivais já estabelecidos em nosso mercado, como BYD Song Plus, GWM Haval H6 e Toyota Corolla Cross.


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Confira a seguir como é o sistema super-híbrido do Jaecoo 7. Aqui vai um spoiler: é tecnologia pura.

Acima, motor 1.5 turbo do Jaecoo 7; abaixo, funcionamento do sistema super-híbrido (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

Tecnologias da bateria

O sistema super-híbrido do Jaecoo 7 conta, também, com uma “super bateria” de lítio-ferro-fosfato, que oferece 18,3 kWh de capacidade, suficiente para rodar até 79 quilômetros no modo exclusivamente elétrico.

Além da boa capacidade, a bateria do Jaecoo 7 conta com as últimas tecnologias no quesito segurança. Ela é fabricada com sistema anti-colisão e anti-congelamento, é resistente ao calor extremo, anti-vazamento e com proteção IP68, que garante proteção diante de poeira e umidade.

Bateria do Jaecoo 7 tem proteção anti-vazamento e anti-congelamento (Imagem: Divulgação/O&J)

Tecnologias dos motores

O sistema super-híbrido do Jaecoo 7 é formado por um motor a combustão 1.5 turbo e outro elétrico. Eles trabalham com o câmbio automático DHT de terceira geração e, juntos, entregam 339 cv de potência máxima ao motorista.

A eficiência vem das tecnologias embutidas nos dois propulsores. O térmico é fabricado no sistema DMC (Deep Miller Cycle), que tem taxa de expansão maior que a de compressão, privilegiando o consumo. O elétrico oferece 204 cv e é um dos mais eficientes do mundo atualmente.

Eficiência dos motores do Jaeco 7 com tecnologia super-híbrida é impressionante (Imagem: Divulgação/O&J)

Tecnologias em ação no Jaecoo 7

E como tudo isso se encaixa para o Jaecoo 7 rodar mais de 1.200 quilômetros por ciclo de carga? É aí que todas as tecnologias se juntam, e o verdadeiro show começa tão logo o condutor entra no carro e pisa no freio (sim, porque ele não liga na chave ou no botão).

A partir daí, o Super Hybrid System atua de forma inteligente para privilegiar sempre o menor consumo possível de energia e, dentro de determinadas condições, entregar ao motorista mais de 1.200 quilômetros por ciclo (carga + combustível no tanque).

Jaecoo 7 alterna o funcionamento dos motores de acordo com a velocidade (Imagem: Divulgação/O&J)

De acordo com o material compartilhado com o CT Auto após o workshop promovido pelos executivos da marca, quando a carga da bateria está completa, o funcionamento do Jaeco 7 SHS ocorre da seguinte forma:

  • Velocidades baixas: o motor a combustão não funciona, e é o elétrico que traciona o veículo
  • Velocidades médias: o motor a combustão gera eletricidade para o motor elétrico movimentar o veículo
  • Velocidades médias/altas: os dois motores trabalham em conjunto para movimentar o Jaecoo 7.
  • Velocidades altas: nesse cenário é o motor a combustão que movimenta diretamente o veículo, e o propulsor elétrico não funciona.

Vale pontuar ainda que o Jaecoo 7 permite ao motorista escolher rodar entre o modo EV e o HEV. Na primeira seleção, o motor elétrico traciona o veículo e roda até 79 km por ciclo, enquanto na segunda o consumo prioritário é elétrico, mas o conjunto funciona conforme a velocidade aplicada.

Sistema SHS promete a “melhor experiência” para o cliente; CT Auto testou e aprovou (Imagem: Divulgação/O&J)

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