
Resumo
- Google testa a compra de ingressos diretamente no buscador com o Modo IA.
- Recurso também permite agendar serviços diretamente na busca e, por enquanto, está disponível apenas nos EUA via Search Labs.
- O Modo IA deixou de ser um recurso experimental em maio deste ano e já está disponível em 180 países, incluindo o Brasil.
O Google anunciou nessa terça-feira (04/11) a expansão dos recursos inteligentes do Modo IA, função que integra inteligência artificial generativa à busca. A novidade permitirá que usuários usem o sistema para encontrar e comprar ingressos de eventos ou agendar serviços de beleza e bem-estar dentro da própria página de resultados.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos inscritos no Search Labs, área experimental da plataforma. Aqueles com assinaturas Google AI Pro e Ultra terão limites de uso maiores.
Com a atualização, o assistente de IA passa a executar ações mais complexas, como buscar opções de bilhetes em tempo real, comparar preços e direcionar o usuário para a página de compra. O objetivo da empresa é transformar o buscador em uma ferramenta capaz não apenas de responder perguntas, mas também concluir tarefas práticas.
Como funciona o novo recurso?

Segundo o Google, basta digitar algo como: “Encontre dois ingressos baratos para o show da banda X que está chegando. Prefiro ingressos para a pista”, e o AI Mode fará a varredura em múltiplos sites de venda de ingressos. O sistema retorna uma lista personalizada com as opções disponíveis, incluindo valores e links diretos para finalizar a compra.
Essa é a segunda grande expansão das funções “agentes” do Modo IA. A primeira ocorreu em agosto, quando o sistema passou a ajudar usuários a reservar mesas em restaurantes, levando em conta preferências como número de pessoas, horário, tipo de culinária e região.
Vale lembrar que, no começo de setembro, o Google começou a liberar o Modo IA em português brasileiro.
Mais IA na busca
A empresa afirma que o foco do Modo IA continua sendo oferecer informações confiáveis e seguras. “Nossa prioridade no Google Search é conectar você com informações de alta qualidade nas quais você possa confiar”, explica o texto da página do Search Labs. “Este novo modo está enraizado em nossos principais sistemas de qualidade e segurança, mas ainda é um experimento inicial e pode apresentar erros.”
O AI Mode deixou de ser uma função experimental em maio de 2025, quando foi integrado oficialmente às buscas do Google. Se trata de uma versão avançada da Visão Geral com IA (ou AI Overview) e é parte da estratégia da companhia para competir com ChatGPT Search, da OpenAI, e com o Perplexity AI. Desde o lançamento, o recurso chegou a mais de 180 países e vem recebendo atualizações constantes.
Entre as novidades recentes estão o Canvas, que ajuda a montar planos de estudo e organizar informações, e a integração com o Google Lens, que permite fazer perguntas sobre o que está sendo exibido na tela do computador.
Com informações do TechCrunch
Google testa compra de ingressos direto na busca com Modo IA

