
Um caso inusitado de cobrança de pedágio tem revoltado motoristas que transitam em Goiás. Um trecho da GO-454, rodovia que dá acesso de Mozarlândia (GO) a Cocalinho (MT), tem um pedágio de R$ 10 para automóveis e R$ 5 para motocicletas. O problema, no entanto, é que a via nem tem pavimentação.
- Chevrolet joga no chão preços do Onix 2026 para enfrentar Volkswagen Polo Track
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
Normalmente, espera-se que os valores arrecadados com os pedágios sejam investidos em manutenção e asfalto. Não é o caso da via goiana, tanto que o pedágio ali ficou popularmente conhecido como “o mais injusto do Brasil“.
A praça de pedágio fica na ponte que substituiu a antiga balsa sobre o Rio Araguaia e o trecho é cobrado desde 2017, após a conclusão da estrutura por parte da concessionária Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Promessas de asfalto
Na verdade, o governo sinaliza desde 2019 a intenção de pavimentar o km 53 da GO-454, mas os 12 km restantes, que incluem o trecho de terra batida, ainda não foram asfaltados. O problema, segundo a Goinfra, te motivos técnicos e hidrológicos.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com a concessionária, o trecho apresenta obstáculos técnicos à pavimentação devido à cheia do Rio Araguaia em certos períodos do ano, o que pode fazer com que a água chegue a níveis que exigem a interdição da rodovia. O órgão alega também que a gestão anterior descumpriu condicionantes ambientais na construção da ponte.
Leia também:
- Quanto custaria uma Yamaha RD 350 LC hoje, com a inflação?
- Novo Hyundai HB20 2027 é flagrado em testes no Brasil; veja o que muda
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?
Leia a matéria no Canaltech.

