Steam é um monopólio? 72% dos desenvolvedores acreditam que sim

Tecnologia

Em pesquisa conduzida pelo Atomik Research no mês de maio, 72% dos desenvolvedores acreditam que o Steam possui um monopólio dentro do mercado de jogos para PC.

Foram entrevistados 306 executivos da indústria, em países como o Reino Unido e Estados Unidos. 75% deles assumem a posição de liderança dentro de estúdios e, destes, 77% trabalham com equipes com 50 ou mais pessoas. 

Quem contratou a pesquisa foi a plataforma de distribuição Rokky, que tem o objetivo de alertar estúdios de como o monopólio do Steam pode ser prejudicial a todos — de estúdios grandes a independentes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De acordo com os entrevistados, o Steam representa 75% da receita que eles obtêm das plataformas digitais no PC. Porém, eles buscam mais apoio em outras lojas para evitar que este monopólio atue de forma negativa.

Imagem da Epic Games Store
A Epic Games Store surge como uma opção para quem busca “fugir” do Steam (Imagem: Divulgação/Epic Games)

De acordo com o Atomik Research, 48% dos entrevistados também distribuem seus jogos na Epic Games Store e na Microsoft Store. 10% dos desenvolvedores dão preferência ao GOG, enquanto 8% lançam no Itch.io.

Os dados mostram que 80% dos estúdios esperam usar alternativas ao Steam nos próximos 5 anos. Enquanto grandes companhias têm preferência de seguir para a Epic Games Store, desenvolvedores independentes têm uma tendência maior para seguir para plataformas como o Itch.io. 

Eles também consideram marketplaces como G2A e Kinguin, assim como lojas digitais como Fanatical e Humble Bundle. Segundo os entrevistados, estas lojas facilitam o acesso, controlam melhor a precificação, têm suporte promocional e alcance internacional. 

Com a adoção destas alternativas, 75% dos entrevistados acreditam que haverá “ao menos 10% de aumento na receita”. 

Busca por alternativas ao Steam

De acordo com o CEO da Rokky, Vadim Andreev, os desenvolvedores devem buscar opções para não depender de apenas uma plataforma.

Ele acredita que a variedade é a palavra-chave para vencer os vários desafios que envolvem a produção de jogos dentro do mercado.

“Com uma maior proeminência de lojas digitais e marketplaces, a distribuição de jogos de PC se tornou mais variada, ampla e complexa do que nunca”, revela Andreev.

Imagem do GOG
O GOG segue políticas próprias e tem como maior foco os jogos retrô (Imagem: Divulgação/GOG)

“Novas oportunidades estão em todos os lugares, assim como armadilhas e desafios. E a maioria da ‘velha guarda’ continua relevante. Entender as nuances nunca foi tão importante e realizamos este estudo para destacar as tendências que importam”, conclui o executivo. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:

Leia a matéria no Canaltech.