Dispositivo de ex-engenheiros BYD e Huawei transforma sua bicicleta em elétrica

Tecnologia

A busca pela eletrificação vem impactando diversos setores industriais, e o de mobilidade é um dos mais evidentes. Essa revolução conecta diferentes áreas, como demonstra esta história sobre um novo motor elétrico desenvolvido para bicicletas por ex-engenheiros de gigantes como a BYD e a Huawei.

Batizado de Kamingo, o dispositivo foi apresentado por uma startup chinesa e se destaca por várias características, mas, principalmente, por seu peso ultraleve: apenas 900 gramas. Esse baixo peso é um diferencial crucial para veículos elétricos leves, como as bicicletas.

Além da leveza, outro grande diferencial do motor Kamingo é sua capacidade de transformar qualquer bicicleta convencional em elétrica com uma solução de instalação simples, sem a necessidade de modificações estruturais complexas ou manutenções constantes.


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Como o Sistema Funciona

Apesar de pesar menos de 1 kg, o Kamingo entrega uma potência decente de 750 W e 40 Nm de torque. Para fornecer energia a este pequeno motor, há uma bateria compacta que pesa 1,4 kg.

Instalado no eixo traseiro da bicicleta, o sistema funciona por meio de tração por fricção, fazendo a roda girar e tracionar a bicicleta. Apesar da simplicidade do mecanismo, ele é capaz de atingir até 32 km/h. A autonomia estimada é de 90 km, mas, como de praxe, pode variar significativamente conforme o modo de condução, terreno, peso do ciclista, etc.

O sistema conta com diferentes modos de condução para otimizar a experiência:

  • Standby: Para uso com pedalada tradicional, sem assistência elétrica.
  • Assistência: Que fornece auxílio progressivo, ideal para maior conforto em subidas ou longos percursos.
  • Cruzeiro: Que move a bicicleta apenas com o sistema elétrico, atuando como um “acelerador”.

Kamingo

Facilidade de Instalação 

Pode parecer complexo adicionar um dispositivo elétrico à bicicleta, mas, segundo a marca, a facilidade de montagem é um dos principais atrativos do produto.

O motor Kamingo é fixado no eixo traseiro e a bateria é encaixada no suporte da bike, podendo ser facilmente retirada para recargas. A empresa afirma que a instalação completa não leva mais do que 3 minutos e é totalmente intuitiva, dispensando ferramentas especiais.

As principais informações de uso podem ser visualizadas por meio de uma pequena tela que fica fixada no guidão, exibindo o nível de bateria, o modo de condução selecionado e outras métricas relevantes.

Para aquisição, o motor elétrico Kamingo exige um investimento de cerca de US$ 589, o que equivale a pouco mais de R$ 3 mil na cotação atual.

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