
A Sony anunciou nesta quarta-feira (5) a maior atualização do PlayStation Portal desde o seu lançamento em 2023. O dispositivo, que anteriormente era usado apenas como um reprodutor remoto do PlayStation 5, agora permitirá que os usuários joguem sua biblioteca do PS5 a partir de streaming via nuvem, sem a necessidade de um console.
A nova funcionalidade do PlayStation Portal é exclusiva para assinantes do PS Plus Premium e permitirá que os jogadores reproduzam milhares de jogos tanto da biblioteca do PS5 como do catálogo da PS Plus via nuvem.
O PlayStation Portal também recebeu uma interface redesenhada para acomodar o streaming via nuvem, o uso remoto e um sistema de busca que permite encontrar jogos com suporte a Cloud Gaming.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Outras melhorias notáveis são as adições de qualidade de vida. O PlayStation Portal agora conta com suporte a áudio 3D, um dos destaques da geração do PlayStation 5; senha para o dispositivo e tela de status de rede, para verificar a qualidade do sinal Wi-Fi.
Os jogadores poderão fazer compras de DLCs, expansões ou moedas de jogo via streaming na nuvem, além de receber e aceitar convites de amigos para sessões multiplayer. Na área de acessibilidade, será possível ativar opções como leitor de tela e tamanho dos textos no modo nuvem.
Atualização do PlayStation Portal chegará ao Brasil?
Infelizmente para os jogadores brasileiros, a nova atualização que transforma o PlayStation Portal em uma máquina de streaming de jogos via nuvem não estará disponível no Brasil, pelo menos não por enquanto.
A PlayStation ainda não lançou a PS Plus Premium no país, com seu principal diferencial sendo justamente o serviço de streaming via nuvem. A funcionalidade ficará restrita às regiões da América do Norte, Europa e Japão. Outros mercados semelhantes ao Brasil, como México e Austrália, também não receberão a funcionalidade.

Isso não só significa que os jogadores brasileiros não vão poder jogar seus jogos via nuvem sem a necessidade do PlayStation 5 como também não terão acesso à nova interface do PlayStation Portal. Não se sabe ao certo se as melhorias de qualidade de vida estarão disponíveis por aqui.
O Canaltech entrou em contato com o PlayStation Brasil para comentar sobre o caso e até o momento da publicação desta matéria, não obteve retorno.
Leia também no Canaltech:
- PlayStation apresenta nova ferramenta de controle parental para PS5
- Por que os jogos exclusivos estão acabando?
- Game Pass x PS Plus x Switch Online em 2025: qual tem o melhor custo-benefício?
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? Uma visão sobre os portáteis
Leia a matéria no Canaltech.

