
O diretor geral da Marvel Games, Haluk Mentes, revelou na última terça-feira (4) que a parceria com a Insomniac Games será de vários anos. O estúdio foi responsável pelos jogos da linha Marvel’s Spider-Man e prepara o terreno para a chegada da primeira aventura do Wolverine nos games em mais de 10 anos.
- 10 jogos e franquias esquecidos pela Sony
- 5 jogos de super-heróis que foram cancelados como o da Mulher-Maravilha
Mentes aponta que o projeto que trará o X-Men mais famoso de todos será o ápice de tudo que projetaram juntos nos últimos anos. Além disso, ele garante que o jogo faz parte de todo o conjunto que compõe a Marvel.
“Assim que concluímos um projeto, eles também se tornam um produto ‘Marvel’. O título Marvel’s Wolverine, que fizemos em parceria com nossos queridos amigos da Insomniac Games, será o ápice desta filosofia”, afirma o executivo da Marvel Games.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O diretor geral, que é responsável por manter todos os licenciamentos dentro dos padrões da companhia, explica que a parceria com o estúdio será longa e que estão muito felizes com os resultados entregues pelo time de desenvolvimento.
“Trabalhamos juntos com eles por mais de uma década e desenvolvemos uma relação bem próxima entre os vários jogos Marvel’s Spider-Man, até o momento de trazer Logan de volta de forma espetacular e visceral. Era unânime para todos da equipe que a Insomniac era a escolha perfeita para o projeto. Nossa cultura e valores nos uniu e estamos orgulhosos em continuar a colaborar com eles ainda por muitos anos”, reforça Haluk Mentes.

De acordo com a Insomniac Games e a Sony, Marvel’s Wolverine será lançado no 2º trimestre de 2026. Ele chegará de forma exclusiva na plataforma PlayStation 5, mas uma versão para PCs é esperada pelo público.
Marvel nos jogos e HQs
O executivo também discutiu sobre a fidelidade dos jogos às histórias em quadrinhos, com a afirmação de que nem tudo precisa ser exatamente uma cópia do conteúdo que inspirou sua trama ou elementos.
“O desafio é complexo: autenticidade não necessariamente quer dizer uma fidelidade de 1 por 1 em relação à fonte ou material de referência: seja ela uma HQ, animação ou filmes. É muito mais profundo, permitimos que os times que colaboram conosco reimaginem encarnações ‘familiar, mas original’, com base no seu próprio DNA criativo”, detalha Mentes.
A ideia não é interromper o processo criativo dos estúdios. Ele até questiona “se restringirmos, qual será o ponto de trabalhar com os melhores talentos disponíveis no mercado?”, o que abre um espaço para que cada estúdio dê uma identidade aos clássicos personagens.
Além de Marvel’s Wolverine, outros projetos baseados nas HQs da Marvel seguem em desenvolvimento: Blade (Arkane Studios), Iron Man (Electronic Arts) e Marvel 1943: Rise of Hydra (Skydance New Media) prometem ampliar a presença dos super-heróis nos videogames de 2026 em diante.
Para Haluk Mentes, a liberdade que a Marvel Games oferece permite que o universo de ideias e histórias se expanda muito mais e consiga atrair novos fãs.
“Há um grande senso de responsabilidade ali: a Marvel é uma marca criativa de quase 90 anos. Ainda assim, ela está mais renovada do que nunca. Cada nova geração que cresce conosco, traz criadores que deixam sua marca e passam a tocha para a próxima geração”, reforça o executivo.
Leia também no Canaltech:
- PS Portal vira console de nuvem, mas Brasil fica de fora; por quê?
- Selo “cross-buy” na PSN pode ser a 1ª pista de um PlayStation 6 portátil
- Logitech G RS50: Novo volante profissional chega para PC, PlayStation e Xbox
Leia a matéria no Canaltech.

