Programa Future Class é descontinuado pelo The Game Awards

Tecnologia

O The Game Awards (TGA) descontinuou o programa Future Class, que destacava desenvolvedores promissores da indústria gaming. A ausência da iniciativa já havia sido notada na premiação de 2024, mas a confirmação do fim veio nesta quinta-feira (6), com a divulgação de que não há qualquer ação do projeto em andamento.

Ao Game Developer, ex-alunos da iniciativa revelam que a última interação que tiveram com seus organizadores foi em 2024. Desde então, o grupo que os reúne no Discord é usado apenas para que seus integrantes continuem a manter contato. 

“Ano passado completamos o ciclo que prometemos da programação para a Future Class 2023 com nossa parceria no TGA, e não incluiremos uma nova FC. Neste momento, não planejamos ações para este ano e não temos planos para programações para homenageados antigos ou novos”, revelou a organizadora do programa, Emily Weir, em 2024.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Future Class é descrita como um grupo de profissionais da indústria gaming que “representam um futuro brilhante, ousado e inclusivo para os videogames”. No entanto, além de não serem incluídos na última edição do The Game Awards, também não vão marcar presença no TGA 2025.

Imagem da The Game Awards
A The Game Awards não se pronunciou sobre a remoção da Future Class (Imagem: Divulgação/TGA)

O fim da Future Class

É importante mencionar que o The Game Awards não apenas encerrou a iniciativa, mas também removeu, em algum momento, a página do programa em seu site oficial. Desta forma, a organização excluiu por completo os registros dos homenageados dos anos em que a Future Class se manteve ativa.

Um aspecto curioso é que, em 2023, houve uma grande controvérsia entre o TGA e os participantes da ação. Alguns ex-alunos assinaram uma carta, que pedia ao evento para usar a sua plataforma e alcance para as vozes que apoiam a crise humanitária na Faixa de Gaza.

“Vocês nos deram o papel de embaixadores para um futuro melhor — e, como tal, nosso dever para com vocês e com todos os jogadores ao redor do mundo nos incentiva a falar”, dizia a carta, que também apontava problemas na indústria gaming para representar pessoas pretas.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:

Leia a matéria no Canaltech.