Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5080?

Tecnologia

Quando falamos do lineup de placas de vídeo da NVIDIA, a série GeForce RTX xx90 é o que existe de melhor pela empresa. Muitas vezes, ela é inalcançável por conta do alto preço, mas o Time Verde oferece um nível abaixo com grande capacidade de desempenho. Na geração Blackwell, temos disponível a RTX 5080, que se encaixa no segmento high-end.

Enquanto a RTX 5090 é a atual placa de vídeo para rodar absolutamente tudo no máximo, com ray tracing e em 4K, mesmo precisando do DLSS dependendo do jogo, a RTX 5080 é para quem quer um nível de performance parecida, considerando algumas concessões.

Como toda GPU, a GeForce RTX 5080 também precisa do processador adequado para extrair o máximo de desempenho e não deixar o usuário na mão. O Canaltech fala para você qual a CPU ideal para essa placa de vídeo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Relação entre CPU e GPU

Entender a relação entre esses dois componentes é importante para sabermos equilibrá-los em uma configuração. Em um jogo, a CPU é responsável por todos os cálculos, processamento de IA dos NPCs, lidar com toda a física de objetos, colisões, faz o gerenciamento dos comandos do jogador e, principalmente, prepara as instruções que a placa de vídeo precisará executar.

Já a GPU recebe essas instruções e é responsável por renderizar os gráficos, aplicando texturas, calculando efeitos de luz, sombras e efeitos mais complexos como o ray tracingalgo que, inclusive, gera mais peso para a CPU também. Ou seja, é a placa de vídeo que gera o jogo que vemos na tela.

Para que tudo funcione bem, é preciso equilíbrio. Se a CPU não for rápida o suficiente para preparar as instruções (as “draw calls”), a GPU ficará ociosa, resultando em queda na taxa de FPS, independentemente do quão potente ela seja. O ideal é sempre ter um processador que consiga empurrar a placa de vídeo com folga, e até sobre um pouco de desempenho para futuros upgrades.

Qual é a CPU ideal para a RTX 5080?

Como estamos falando da segunda melhor GPU da NVIDIA atualmente, capaz de entregar alto nível de desempenho, precisamos considerar o que existe de melhor no mercado de CPUs para games. Por isso, não existe nem muito o que pensar nesse aspecto: o AMD Ryzen 7 9800X3D, atual rei dos games, é a CPU ideal para a RTX 5080.

Com uma placa de vídeo desse nível, é possível jogar qualquer título competitivo em 1440p com altas taxas de FPS. Mas, para isso acontecer, é preciso que a CPU seja igualmente forte, e o Ryzen 7 9800X3D é esse processador. Ele é capaz de extrair o máximo da GPU da NVIDIA, até mesmo em 1080p, resolução muito leve para a RTX 5080, que “cospe” uma gigantesca quantidade de FPS nessa configuração.

Por ser um chip de alto desempenho, as placas RTX 5080 são bastante robustas (Imagem: Brenno Barreira/CanalTech)

Conclusão

É possível ainda considerar outros processadores mais fortes do segmento acima, como um Ryzen 9 ou um Intel Core i9/Ultra 9, que oferecem mais núcleos e frequências maiores, mas eles não oferecem o equilíbrio perfeito entre desempenho máximo em games e custo como o Ryzen 7 9800X3D.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.