6 melhores jogos para 4 jogadores no Nintendo 64

Tecnologia

Os consoles dos anos 1990 marcaram a era pré-internet, ou seja, nada de multiplayer online (com exceção do Dreamcast no fim da década). Por isso, a jogatina com mais de um jogador era feita de forma local, um do lado do outro no sofá, e com a tela dividida. Até o Nintendo 64, as telas eram divididas, na maioria das vezes, em duas, mas a partir dele, a diversão em multiplayer mudaria para sempre.

O console da Nintendo chegou ao mercado em 1996 e logo cativou uma legião de jogadores por oferecer diversos jogos com foco em multiplayer, suportando até quatro jogadores, e marcando a infância e adolescência de toda uma geração.

O Canaltech listou os 6 melhores jogos para 4 jogadores no Nintendo 64.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Mario Kart 64

O jogo que começou a jornada que a franquia trilhou para ser a maior da Big N atualmente. Mario Kart 64 colocou a série de jogos de corrida do Mario nos holofotes, porque até então, Super Mario Kart do SNES não tinha atraído tanto a atenção. A evolução com o título do Nintendo 64 é gigantesca, proporcionando um multiplayer muito divertido.

O modo batalha do Mario Kart 64 era mata-mata (Imagem: Reprodução)

Além do tradicional modo de corrida, que já era algo que valia muito a pena, Mario Kart 64 também oferecia o modo de batalha, colocando até quatro jogadores para se enfrentarem em arenas e nada de corridas. Ou seja, se você se diverte muito com a franquia hoje, agradeça a esse título.

2. Super Smash Bros.

Até 1998, jogos de luta eram dominados por franquias já consagrada naquela época, como Mortal Kombat, Street Fighter, Tekken, entre outros, todos seguindo a mesma receita de bolo. Eis que em 1999, a Nintendo surge com Super Smash Bros., um game de luta que fugia completamente do convencional, juntando vários lutadores na arena com uma proposta única.

Contando com vários personagens da Nintendo, como Mario, Samus, Fox, Pikachu, Link, Donkey Kong e mais, era possível jogar em até quatro pessoas e os combates eram o puro caos dessa forma. Até então, não existia um jogo de luta que permitisse algo do tipo (e ainda hoje não tem, viu).

3. Mario Party

Antes dos videogames, jogos de tabuleiro eram a diversão de muitas pessoas, com as mais variadas temáticas. Com isso em mente, a Nintendo trouxe ao mundo a franquia mais divertida: Mario Party. Aqui, não destaco só um título, mas toda a série que segue a mesma premissa, trazendo mais e mais diversão a cada novo título.

Os jogos, que também suportavam até quatro jogadores no Nintendo 64, proporcionam um gameplay bastante variado com os minigames, juntando duplas, colocando três contra um, ou cada um por si, e a diversão no sofá era sem igual. A franquia evoluiu e ainda entrega esse tipo de diversão, mas agora mais evoluída.

4. Bomberman 64

Até o lançamento de Bomberman 64 em 1997, a franquia, que hoje é da Konami, já era consagrada no Super Nintendo, garantindo muita diversão para dois jogadores ou até mesmo solo. Porém quando chegou no N64, trazendo o multiplayer com suporte a até quatro jogadores, a diversão foi levada a um novo patamar.

O game marcou a estreia da tecnologia 3D para a franquia, e isso permitiu a Hudson Soft criar algo diferente. O multiplayer, em vez de trazer os mapas tradicionais cheios de blocos e obstáculos, trazia arenas livres para que os jogadores se digladiassem sem limites, algo que tornava as partidas um tanto caóticas e muito divertidas.

Os cenários do multiplayer de Bomberman 64 eram livres (Imagem: Reprodução)

5. Diddy Kong Racing

Sim, Mario Kart 64 já está na lista, mas Diddy Kong Racing é diferente (para não dizer melhor). O game de corrida da Rare chegou logo depois do jogo de corrida do Mario, mas trazendo Diddy Kong, de Donkey Kong Country, como estrela. O game inovou por ir além do kart, trazendo também hover craft e avião, deixando as partidas mais dinâmicas.

Além do modo de corrida padrão, esse jogo também oferecia um modo de batalhas em arenas, assim como Mario Kar 64. A diferença era que o game da Rare tinha cenários mais interessantes e gráficos melhores. Por isso, Diddy Kong Racing era um jogo obrigatório para donos de Nintendo 64.

6. Goldeneye 007

Por mais que Perfect Dark também oferecesse um multiplayer bom e digno de ser lembrado, foi Goldeneye 007 quem abriu o caminho. O jogo, que é considerado o pai dos shooters em primeira pessoa nos consoles, revolucionou o multiplayer local para quem jogava nos consoles, algo antes visto somente em PCs em LAN.

Mesmo que em quatro jogadores, o game sofria de grandes quedas de frames por ser mais pesado, a diversão já estava garantida, ninguém se importava com isso na época. Jogadores que não queriam ser vistos pelos amigos no mesmo sofá, dividam a TV (geralmente colando papelões) em quatros telinhas, e assim ninguém conseguia ver onde o outro estava. Verdadeiramente a era ouro.

O Nintendo 64 ainda teve vários outros jogos com multiplayer divertido, como Conker’s Bad Fur Day, Pokémon Stadium, Star Fox 64, entre outros, mas nenhum supera os títulos listados aqui:

  1. Mario Kart 64
  2. Super Smash Bros.
  3. Mario Party
  4. Bomberman 64
  5. Diddy Kong Racing
  6. Goldeneye 007

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.