
Resumo
- O WeatherNext 2 gera previsões do tempo até oito vezes mais rápidas, com resolução de até uma hora, sendo útil para setores como energia, agricultura e logística.
- O modelo supera seu antecessor em 99,9% das variáveis e prevê a trajetória de furacões com três dias de antecedência.
- A nova tecnologia já está disponível nas previsões de tempo da busca do Google, do Gemini, do app Pixel Weather e na API do Google Maps.
O Google DeepMind anunciou nesta segunda-feira (17/11) um novo modelo de inteligência artificial para previsão do tempo, chamado WeatherNext 2. A empresa promete que ele é mais preciso e muito mais rápido que as tecnologias atuais.
O laboratório, que funciona como divisão de IA do Google desde 2023, tem experiência em tecnologias desse tipo, com modelos como o GraphCast e o GenCast. Os avanços serão aplicados a produtos da gigante da tecnologia a partir de hoje.
Quais são as novidades do WeatherNext 2?
Segundo a divisão de IA do Google, o WeatherNext 2 é capaz de gerar previsões do tempo até oito vezes mais rápidas, com resolução de até uma hora. Essas informações podem ser particularmente úteis para setores como energia, agricultura e logística, entre outros.
Para realizar uma tarefa desse tipo, a IA leva menos de um minuto, executada em apenas uma TPU; se fosse usar um modelo baseado em cálculos físicos, isso poderia levar horas em um supercomputador.
O modelo não é apenas mais rápido: ele tem precisão de altíssimo nível, superando seu antecessor em 99,9% das variáveis (como temperatura, vento e umidade) e períodos de até 15 dias.
Além de tarefas cotidianas, o WeatherNext 2 poderá ser útil em emergências, prevendo a trajetória de furacões com três dias de antecedência; o WeatherNext anterior conseguia antecipar as informações em dois dias.
Como o Google conseguiu esses avanços?
A DeepMind explica que isso foi possível por meio de uma nova abordagem, que insere “ruído” no modelo. Com esses dados aleatórios controlados, é possível gerar uma quantidade maior de cenários possíveis. O processo é repetido algumas vezes, e o modelo testa quais são os resultados mais prováveis do ponto de vista físico.
Outro avanço é que WeatherNext 2 foi treinado apenas com parâmetros individuais, como temperatura em um determinado local, vento a uma certa altitude ou umidade. Usando somente esses dados, o aprendizado de máquina levou o modelo a ser capaz de prever sistemas complexos, como ondas de calor e ventos fortes.
Previsão do tempo do Google recebe atualização
Segundo a empresa, a nova tecnologia será disponibilizada a partir de hoje nas previsões de tempo da busca, do Gemini e do app Pixel Weather. Nas próximas semanas, ela estará presente também no Google Maps.
Do lado dos cientistas e desenvolvedores, o WeatherNext 2 está disponível na API do Google Maps, no Earth Engine e no BigQuery, além de um programa de acesso antecipado na plataforma Vertex AI, do Google Cloud.
Com informações do Google, da Bloomberg e do Engadget
Previsão do tempo do Google vai ficar mais precisa com novo modelo de IA

