Google lança Antigravity, editor de código todo baseado em IA

Tecnologia
Resumo
  • Google Antigravity é uma IDE focada em IA, derivada do Visual Studio Code, com suporte a múltiplos agentes de IA e baseada no Gemini 3;
  • A interface principal do Antigravity é a tela de interação com o chatbot; novidade executa testes, revisões, relatórios e mais;
  • Antigravity está em fase preview pública, e pode ser baixado gratuitamente para Windows, macOS e Linux.

Editores de código integrados com recursos de inteligência artificial já não são novidade, mas o Google Antigravity chega com a proposta de levar essa combinação a um novo patamar. Estamos falando de um ambiente de desenvolvimento (IDE) que usa agentes de IA para realizar numerosas tarefas.

Embora o Google não tenha comentado a respeito no anúncio oficial, sabe-se que o Antigravity é um fork do popular Visual Studio Code, tendo como principal diferencial em relação a este último o suporte a múltiplos agentes de IA que, por sua vez, têm o também novo Google Gemini 3 como principal alicerce.

Essa abordagem abre um leque de possibilidades, pois permite que o desenvolvedor direcione agentes de IA para atividades específicas, com muitas delas podendo ser executadas automaticamente.

Com base nisso, o Antigravity pode fazer capturas ou gravações de tela regularmente para reportar o avanço de uma atividade, permitir ajustes posteriores ou contribuir com a documentação. Nesse sentido, o usuário pode usar as capturas de tela para pedir que o Gemini 3 ajuste determinado código ou o descreva de modo mais detalhado, por exemplo.

Não é por acaso que a interface mais útil do Antigravity não é a tradicional área de edição de código, mas a tela de interação com o chatbot. Por ali, também é possível acionar agentes e acompanhar as atividades realizadas por cada um deles, o que permite até que projetos diferentes sejam conduzidos simultaneamente.

O Antigravity pode também realizar testes, fazer revisões, produzir relatórios e assim por diante.

No anúncio oficial, o Google explica o porquê de ter criado o Antigravity:

Queremos que o Antigravity seja a base do desenvolvimento de software na era dos agentes [de IA]. Nossa visão é, em última instância, a de permitir que qualquer pessoa com uma ideia a faça decolar e a transforme em realidade.

O Google explica ainda que o Antigravity segue quatro princípios básicos: confiança, autonomia, feedback e autoaperfeiçoamento. A companhia dá a entender que esses fundamentos fazem o projeto se tornar adequado para projetos colaborativos ou para quem busca aumento de produtividade.

Disponibilidade do Google Antigravity

O Google Antigravity está em fase preview pública, ou seja, já pode ser testado por qualquer desenvolvedor ou entusiasta. A novidade tem versões para Windows, macOS e Linux.

No momento, o Antigravity é gratuito e tem como base o Gemini 3 Pro, embora também possa funcionar com o Claude Sonnet 4.5 e o GPT-OSS. O Google fala em limites “generosos” de créditos de uso, mas sem informar quais.

A página do projeto informa que, em etapas futuras, o Antigravity terá planos para equipes e organizações que, presumivelmente, terão um custo mensal e darão acesso a mais recursos.

Google lança Antigravity, editor de código todo baseado em IA