
Resumo
- “Rage bait” é a Palavra do Ano de 2025 do dicionário Oxford.
- O termo reflete o aumento de conteúdos que geram raiva para engajamento.
- Segundo a instituição, o uso da expressão triplicou nos últimos 12 meses.
- O termo venceu a disputa com as expressões “Aura farming” e “Biohack”.
Se você usa redes sociais com frequência, já se deparou com perfis que postam qualquer coisa que possa gerar engajamento através da indignação e da raiva dos usuários. Essa é a atitude que define a Palavra do Ano de 2025 do dicionário Oxford: rage bait, ou “isca de raiva”.
Embora sejam duas palavras, a designação é concedida a expressões que funcionam como termos compostos, com significado unificado. Segundo a instituição, o uso de rage bait triplicou nos últimos 12 meses, refletindo uma mudança no comportamento das interações nas redes sociais.
O presidente da Oxford Languages, Casper Grathwohl, afirma que a escolha demonstra uma conscientização crescente sobre como os algoritmos e criadores de conteúdo operam. “Antes, a internet focava em capturar nossa atenção despertando curiosidade em troca de cliques, mas agora vimos uma mudança dramática para o sequestro e influência das nossas emoções”, explicou.
O que é rage bait?

O termo rage bait é bastante comum no “internetês” há algum tempo, considerado um primo mais agressivo do clickbait. O objetivo é fazer com que a pessoa comente, compartilhe ou reaja à publicação movida pela raiva, o que sinaliza relevância para os algoritmos das plataformas e amplia o alcance do post. Isso inclui críticas a conteúdos e personalidades populares e opiniões políticas controversas.
O comportamento se tornou especialmente comum em redes sociais como o X, que monetiza o engajamento para usuários verificados.
A escolha de 2025 segue uma linha temática observada nos anos anteriores. Em 2024, a palavra escolhida foi brain rot (podridão cerebral), usada para descrever o estado mental resultante do consumo excessivo de conteúdo trivial.
Para Grathwohl, existe uma conexão direta entre os vencedores: “Juntos, eles formam um ciclo poderoso onde a indignação gera engajamento, os algoritmos o amplificam e a exposição constante nos deixa mentalmente exaustos”.
Biohack e Aura: outros termos concorrentes
A lista de finalistas deste ano buscou capturar os diferentes “humores” que definiram 2025. Rage bait venceu a disputa contra dois termos fortes:
- Aura farming (“farmar” aura): o termo descreve o cultivo cuidadoso de uma persona pública para transmitir uma imagem de carisma, confiança ou mística (“aura”).
- Biohack: refere-se à prática de tentar otimizar o desempenho físico ou mental e a longevidade através de alterações na dieta, exercícios, suplementos ou tecnologia.

