
A Força Aérea dos Estados Unidos concedeu à SpaceX a permissão para utilizar a Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, localizada na Flórida, para realizar lançamentos da nave Starship. Com a autorização, a empresa de Elon Musk poderá desenvolver o Complexo de Lançamento Espacial 37 (SLC-37, na sigla em inglês) para as decolagens do veículo.
- Um foguete ainda maior | O que vem por aí na Starship, da SpaceX, após o Voo 11
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
Até o momento, a empresa utilizou a Starbase — sua própria instalação, localizada no estado do Texas — para fazer todos os 11 testes já realizados com o maior e mais potente foguete já construído.
O SLC-37 teve sua construção iniciada em 1959, com o intuito de dar apoio às missões Apollo da NASA. O local conta com duas plataformas, SLC-37A e SLC-37B — mas apenas a segunda foi utilizada.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Entre 1964 e 1968, a plataforma SLC-37B foi utilizada para realizar oito decolagens dos foguetes Saturn I e Saturn IB, cruciais para testes e lançamentos do programa Apollo. O último voo a partir do local foi realizado em 2024, com o foguete Delta IV, da United Launch Alliance (ULA).

SpaceX afirma que já iniciou a construção no SLC-37
Em uma publicação feita no seu perfil oficial no X (antigo Twitter), a SpaceX informou que já iniciou a construção das novas instalações do SLC-37, em Cabo Canaveral, com o objetivo de preparar o local para as futuras decolagens da Starship. O local poderá ser utilizado para 76 lançamentos e 152 aterrissagens da Starship a cada ano.
A postagem também faz referência ao objetivo da empresa de usar uma terceira base de lançamentos localizada na Flórida, o Centro Espacial Kennedy (KSC, na sigla em inglês), da NASA. Atualmente, a companhia constrói a infraestrutura para lançamentos da Starship no Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) do KSC.
“Com três plataformas de lançamento na Flórida, a Starship estará pronta para apoiar a segurança nacional dos Estados Unidos e os objetivos do programa Artemis, à medida que o principal porto espacial do mundo continua a evoluir para permitir operações semelhantes às de um aeroporto”, celebrou a empresa de Elon Musk na postagem.
We’ve received approval to develop Space Launch Complex-37 for Starship operations at Cape Canaveral Space Force Station. Construction has started.
With three launch pads in Florida, Starship will be ready to support America’s national security and Artemis goals as the world’s… pic.twitter.com/USgwNzwK8L— SpaceX (@SpaceX) December 1, 2025
A citação ao Programa Artemis demonstra a importância da Starship. A expectativa é que o estágio superior da nave seja utilizado pela NASA para levar astronautas à Lua na missão Artemis III. Além disso, Elon Musk aposta que futuras versões do veículo vão viabilizar a exploração humana em Marte.
Implantação de “medidas de mitigação” de riscos
Apesar da liberação e anúncio da SpaceX de que já iniciou as construções no local, a Força Aérea dos EUA informou no documento de autorização que implantará “medidas de mitigação”. O intuito é minimizar os impactos ambientais que possam ser causados pela construção, lançamentos e pousos da Starship no SLC-37.
“Quando a mitigação exigir restauração ou compensação de habitat, o custo dessa restauração ou compensação será determinado com base na quantidade de habitat das espécies que for permanentemente perdida devido à construção”, informou a Força Aérea.
Leia mais:
- SpaceX ganha aprovação para 25 lançamentos do Starship por ano; limite era de 5
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
- Artemis 3 | NASA quer concorrência e SpaceX pode perder contrato da missão lunar
VÍDEO: CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Leia a matéria no Canaltech.

