
Resumo
- O Threads testa ferramenta para permitir que usuários personalizem temporariamente o algoritmo com o comando “dear algo” para ajustar recomendações.
- O ajuste dura cerca de três dias e os prompts aparecem como posts normais no perfil.
- O YouTube e o X também estão implementando ferramentas similares para personalização de conteúdo.
O Threads terá uma nova forma de personalizar o algoritmo: usuários poderão escrever “dear algo” e o que desejam ver em seu feed — “dear algo” é uma forma carinhosa de dizer “querido algoritmo”.
A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em um post na própria rede social. Em outra publicação, Connor Hayes, chefe do Threads, disse que o recurso ainda está em fase de testes e não foi liberado para todos, mas o acesso deve ser expandido em breve.
Como funcionam os ajustes do algoritmo do Threads?
A ideia é digitar o que você quer ver mais ou ver menos — por exemplo, “dear algo, mostre mais posts sobre basquete”. O resultado esperado é passar a receber mais atualizações sobre o esporte após esse comando.

Existem alguns pontos importantes a observar. Um deles é que o ajuste é temporário, durando cerca de três dias, de acordo com Hayes. Depois disso, a ideia é que o algoritmo volte ao normal.
Além disso, as mensagens iniciadas com “dear algo” aparecem como posts normais no perfil e nos feeds dos seguidores (e também de outras pessoas, caso seu perfil seja público).
A Meta não revelou se o recurso funciona somente em inglês ou se também está disponível para outros idiomas.
Redes sociais querem que usuário diga o que deseja ver
O YouTube apresentou, no fim de novembro de 2025, uma ferramenta muito parecida com essa novidade do Threads. Com ela, o usuário pode digitar que tipo de vídeos deseja ver. Também é possível selecionar entre sugestões, como “estou na vibe de ver alguma coisa de ciência” ou “recomende vídeos que explorem diferentes culturas e modos de vida”.
O X também pretende seguir esses passos. Em setembro, Elon Musk, dono da rede, disse que seria possível ajustar o feed fazendo pedidos ao Grok, inteligência artificial integrada à rede. No fim de novembro, o Grok passou a ser o responsável pelas recomendações de posts na aba “Seguindo”.
Com informações do Social Media Today
Usuários do Threads poderão escrever suas preferências para o algoritmo

