CNH pode ser renovada automaticamente — mas só para alguns motoristas

Tecnologia

O Ministério dos Transportes estuda implementar a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas com bom histórico, ou seja, aqueles que não acumulam infrações. É o que explicou Renan Filho, ministro dos Transportes, em entrevista à CBN, como parte de um esforço de desburocratização do sistema de trânsito.

A proposta vem na esteira da recente decisão do Contran de acabar com a obrigatoriedade de autoescolas para quem vai tirar a CNH e inverte a lógica do Código de Trânsito Brasileiro. Se aprovada, a medida passa a premiar o bom comportamento com economia de tempo e simplificação de processos, conforme revelado pelo ministro. 

Por ora, a medida depende de regulamentação final, e visa retirar das filas dos Detrans os motoristas que estatisticamente oferecem menor risco. Desta forma, os órgãos podem focar no atendimento de novos condutores e idosos, que exigem acompanhamento médico mais rigoroso. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Fim do exame psicológico para CNH

A ideia aqui é cruzar dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) com o Cadastro Positivo de Condutores para validar o benefício. No entanto, só vai ter direito ao benefício os condutores com menos de 50 anos, que estejam classificados como “bons condutores”, ou seja, sem multas recentes, e que sejam nível prata ou ouro na conta Gov.br. 

A proposta visa facilitar a renovação do documento para bons motoristas(Reprodução/Portal do Trânsito)

Neste caso, a validação de todo o processo seria digital, com a CNH atualizada aparecendo automaticamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) — e sem a necessidade de ir presencialmente a um Detran

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Leia a matéria no Canaltech.