Samsung adia lançamento de robô “bolinha” que ajuda em casa

Tecnologia

A Samsung confirmou que realizará mais um adiamento no lançamento do Ballie, seu robô doméstico com inteligência artificial. Originalmente previsto para chegar a países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul em 2025, o dispositivo não será mais lançado neste ano.

A empresa não forneceu uma nova data específica, mas é especulado que mais informações possam ser anunciadas durante a CES (Consumer Electronics Show), que ocorrerá em janeiro de 2026. 

O atraso foi justificado pela Samsung por conta da necessidade de refinamentos para melhorar a experiência de uso. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em comunicado oficial ao portal TechRadar, um porta-voz declarou que o objetivo é “aperfeiçoar a tecnologia para oferecer uma experiência ainda mais impactante”, e indicou que tanto o hardware quanto o software podem não estar prontos para o lançamento em massa.

Robô Ballie foi apresentado em 2020

O robô Ballie foi revelado pela primeira vez como um protótipo na CES 2020, e reintroduzido com novo design e recursos em 2024. Ele ainda ganhou uma página de cadastro para interessados no site da Samsung no início deste ano. 

Com formato de bola e cor amarelo brilhante, o produto foi projetado para ser um companheiro de inteligência artificial, e não apenas um controlador doméstico. Ele tem rodinhas para navegar por superfícies planas e seguir pessoas pela casa, embora não suba escadas.

Samsung robô Ballie
Robô da Samsung foi apresentado em 2020, mas ainda não tem data de lançamento definida (Imagem: Divulgação/Samsung)

O dispositivo utilizará inteligência artificial alimentada pelo modelo multimodal Google Gemini para processar comandos de voz, dados visuais e sensores. Ele ainda tem projetor embutido capaz de exibir filmes, chamadas de vídeo e informações em paredes ou no chão, além de uma câmera frontal 4K traseira 2K, e sensores LiDAR e Time-of-Flight (ToF) para navegação espacial.

Entre suas principais funções está o controle de dispositivos de casa inteligente (IoT), o gerenciamento de tarefas e calendários e a capacidade de tocar música. O equipamento também responde a perguntas e atua como patrulha de segurança doméstica.

Rumores sugerem que o Ballie pode custar mais de US$ 2 mil, ou R$ 10.918 em conversão direta. Por isso, especula-se que a Samsung estaria reavaliando a posição do produto no mercado, já que o elevado preço seria uma preocupação para a marca. 

Leia mais no Canaltech:

Entenda por que a Apple precisa da ajuda do Google:

Leia a matéria no Canaltech.