Anúncio da Apple em geladeira Samsung pode ter causado um surto psicótico

Tecnologia
Resumo
  • Uma mulher no Reino Unido pode ter sido internada após ver um anúncio da Apple TV em uma geladeira Samsung.
  • A peça publicitária continha seu nome, Carol, igual ao da protagonista da série, o que teria desencadeado um surto psicótico.
  • O incidente reacendeu o debate sobre anúncios em geladeiras Samsung, que agora podem ser desativados nas configurações do dispositivo.

Nos últimos dias, um post comoveu usuários do Reddit: uma mulher teria sido internada em um hospital psiquiátrico no Reino Unido após visualizar um anúncio da Apple TV, exibido na tela de uma geladeira inteligente da Samsung.

Uma coincidência no conteúdo do anúncio, que apresenta o mesmo nome da suposta vítima, teria agido como um gatilho para um episódio psicótico agudo, resultando em uma internação de dois dias para observação médica e ajuste medicamentoso.

A vítima seria uma mulher com diagnóstico clínico de esquizofrenia que utiliza medicação controlada para gerenciar a condição. Nenhum veículo de imprensa, entretanto, pôde confirmar a informação.

Vítima teria visto anúncio com o próprio nome

Recorte de imagem de uma geladeira cinza com anúncio da série Pluribus
“Sentimos muito por te chatear, Carol”, diz o anúncio da série Pluribus (foto: Shellnanigans/Reddit)

Segundo o usuário Fun-Blueberry-2147, a peça gráfica em questão é um pôster em fundo amarelo com a mensagem em destaque: “We’re sorry we upset you, Carol” (“Sentimos muito por te chatear, Carol”, em tradução livre). A frase faz parte da narrativa de marketing da série Pluribus, na qual a personagem principal se chama Carol.

Como tem o mesmo nome que a personagem principal da série, a mulher teria percebido o banner como uma tentativa de comunicação pessoal e intrusiva enviada pela máquina ou por uma entidade externa, desencadeando uma paranoia que a levou ao hospital.

Segundo a publicação no Reddit, a família teria descoberto o gatilho após mostrar à vítima o mesmo anúncio circulando no Facebook. Ao ver a imagem, Carol confirmou que aquela era a mensagem que havia visto na tela da geladeira antes do surto.

O banner da série, vale destacar, aparece em uma publicação de dias antes feita pelo usuário Shellnanigans, que pedia ajuda para desativar anúncios na geladeira. A imagem do post vem sendo comumente usada para ilustrar o que a suposta vítima viu. O usuário, no entanto, diz que não tem ligação com o caso e desconfia que a história tenha sido criada a partir de outro comentário que viralizou na própria thread.

Samsung exibe anúncios em suas geladeiras

Verdade ou não, a postagem reacendeu o debate sobre a presença de anúncios nas geladeiras da Samsung, que passou a veiculá-los em telas da linha Family Hub. A atualização expandiu o inventário de mídia da empresa para além das Smart TVs e celulares.

Os usuários do Reddit passaram a destacar como o suposto episódio mostra que interfaces digitais invasivas podem ter efeitos imprevistos sobre populações vulneráveis.

Em novembro, a Samsung passou a oferecer uma configuração para desativar a exibição de anúncios, opção recomendada para evitar distrações ou situações desconfortáveis. Para isso, basta:

  1. Acessar as Configurações no painel do refrigerador;
  2. Desativar o toggle para exibir os anúncios.

Com isso, a tela disposta na porta da geladeira deixa de exibir os banners/promos publicitários.

Anúncio da Apple em geladeira Samsung pode ter causado um surto psicótico