O curioso modem que fica pendurado no teto já pode ser usado no Brasil

Tecnologia
Resumo
  • A ZTE, fabricante chinesa de equipamentos de rede, homologou na Anatel o modem ZXEN G1660G, que pode ser fixado em teto, parede ou postes.
  • O produto suporta Wi-Fi 6 nas faixas de 2,4 e 5 GHz, possui duas portas Ethernet de 1 gigabit por segundo e conector SC/UPC para fibra GPON.
  • Alimentação via conector de 12 V é mencionada pela fabricante, mas Power over Ethernet e Power over Fiber não são confirmados nos documentos.

Access points instalados no teto não são novidade, mas um modelo com ONT de fibra que pode ir no teto, sim. Pelo menos é o que afirma a ZTE, fabricante chinesa de equipamentos de rede que teve seu ZXEN G1660G homologado pela Anatel em 1º de dezembro.

A documentação da agência obtida pelo Tecnoblog indica que o modem suporta Wi-Fi 6 nas faixas de 2,4 e 5 GHz e possui duas portas Ethernet capazes de 1 gigabit por segundo, além do conector SC/UPC para a fibra óptica GPON. Esse conector o torna especial, capaz de integrar uma rede FTTR conectado a outros equipamentos da marca.

Apesar de o destaque ser a possibilidade de prendê-lo ao teto, ele também pode ser instalado numa parede, poste ou mastro, além de caixas de passagem de fiação. Na prática, o produto é um modem com Wi-Fi feito para ser preso ao teto como um access point.

Em seu site, a fabricante afirma que o modelo, além de aceitar alimentação pelo conector barril capaz de 12 V, também é capaz de alimentação via Power over Ethernet e até mesmo Power over Fiber.

Porém, os documentos constantes da certificação na agência não indicam nada além da alimentação via 12 V, utilizando o adaptador de energia incluso.

O foco da ZTE para esse produto parece estar no mercado de pequenas e médias empresas, já que utilizam o termo “FTTR-B SME” em uma apresentação sobre o modem.

Imagem promocional da ZTE mostra cenários de uso do modem ZTE ZXEN G1660G
Cenários de uso do ZTE ZXEN G1660G (imagem: divulgação/ZTE)

Quando chega?

Não há previsão de quando o modelo estará disponível no país, mas a ZTE é uma grande fornecedora de equipamentos de fibra óptica para diversos provedores brasileiros. Com a homologação, o produto já pode ser comercializado no Brasil.

O curioso modem que fica pendurado no teto já pode ser usado no Brasil