Samsung terá reunião de emergência antes do Galaxy S26; veja o que está em jogo

Tecnologia

O lançamento da série Galaxy S26 pode ser afetado devido à incerteza no fornecimento de RAM. Novas notícias do portal Gizmochina revelaram que, em um movimento considerado raro no setor, TM Roh, chefe da divisão mobile da Samsung, teria agendado uma reunião de emergência antes do anúncio. 

O encontro seria feito com Sanjay Mehrotra, CEO da Micron, em uma data próxima da abertura da CES 2026. O evento tem início marcado para o dia 6 de janeiro. 

A Samsung busca garantir um fornecimento estável de DRAM com a Micron, uma vez que sua própria divisão interna, a Samsung DS, não teria finalizado os termos necessários de contrato. Essa conjuntura pode levar o Galaxy S26 a utilizar mais componentes da Micron do que o habitual em sua produção.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mercado de RAM enfrenta turbulência

O mercado global de memória enfrenta uma crise de fornecimento e preços, impulsionada pelas demandas associadas a serviços de inteligência artificial (IA). 

A situação é descrita por fontes internas como “crítica”, ao ter supostamente gerado conflitos internos inéditos na Samsung, além de possivelmente causar o encarecimento de eletrônicos em 2026.

Neste contexto de escassez, a Samsung elevou os preços de vários módulos de memória DDR5 em 60%, como apontado em notícias anteriores. Alguns relatórios de mercado indicam aumentos de até 170% em casos específicos.

Galaxy S26 Ultra
Preço do Galaxy S26 pode ser afetado por turbulências no mercado de memória (Imagem: Reprodução/@OnLeaks)

O desvio de capacidade de produção teria priorizado companhias como o Google, Meta e Amazon, em detrimento do mercado de consumo. Afinal, servidores de IA tipicamente precisam de muita RAM, já que suas funções exigem alta capacidade de realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo. 

De forma considerada irônica, é observado um ciclo de demanda e custo, pois a mesma IA que causa a escassez exige que os novos celulares tenham mais memória RAM para rodar modelos localmente. 

Por isso, é esperado que grande parte dos celulares Android fique mais cara em 2026. Além do impacto da memória, processadores como o Snapdragon 8 Elite Gen 5 também devem ter reajustes de até 20%. 

Há poucos dias, o presidente da Xiaomi também alertou para o futuro aumento no preço dos celulares.

O efeito também atinge os computadores, com aumentos previstos de 15% a 20%, além de televisores e consoles.

Para evitar repassar todo o custo ao consumidor, as empresas podem reduzir especificações em outras áreas: rumores já indicaram que o Galaxy S26 pode manter as mesmas câmeras do S25 para cortar custos. Além disso, as ofertas de troca e promoções de lançamento também devem se tornar menos generosas.

O lançamento da linha Galaxy S26 ainda não tem uma data exata divulgada pela Samsung. No entanto, é esperado que os dispositivos cheguem no primeiro trimestre do próximo ano. 

Leia mais no Canaltech:

Será que o Galaxy S26 vai realmente desbancar a concorrência? Veja no vídeo abaixo:

Leia a matéria no Canaltech.