Novo SUV da Toyota fracassa em teste de segurança; assista

Tecnologia

O Yaris Cross, novo SUV compacto da Toyota, foi, ao lado do Volkswagen Tera, um dos lançamentos mais esperados e comentados do ano no Brasil. Nesta quinta-feira (11), após os testes de segurança do Latin NCAP, o utilitário japonês voltou a ser bastante comentado, mas não de uma forma positiva.

Os resultados divulgados pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe poderão decepcionar quem ficou tanto tempo ansioso pela chegada do SUV compacto da Toyota ao mercado nacional.

Segundo o relatório divulgado pelo órgão fiscalizador, o Toyota Yaris Cross recebeu somente duas estrelas nos testes de segurança. Para ser um carro “nota 10” na avaliação, é necessário tirar 5 estrelas nos testes do Latin NCAP.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As duas estrelas foram aplicadas porque, na avaliação do órgão, o Yaris Cross recebeu as seguintes pontuações: 77% para ocupantes adultos, 69% para crianças, 56% para proteção de pedestres e 58% para assistência à segurança.

Por que a nota de segurança do Yaris Cross foi baixa?

A análise do Latin NCAP sobre a segurança do Yaris Cross foi pautada em cima de alguns conceitos. Embora o SUV da Toyota saia de fábrica equipado com 6 airbags, na visão do órgão ainda faltam alguns recursos importantes, especialmente no que diz respeito à assistência ao motorista, como limitador de velocidade ou detector de ponto cego.

Além disso, o Yaris Cross apresentou um desempenho aquém do esperado na proteção aos pedestres, quesito em que recebeu o pior índice (56%). Para o Latin NCAP, o SUV da Toyota falhou na proteção em relação ao para-brisa e às colunas A, pontos em que foi classificado como “marginal, fraco e ruim”.

Na análise sobre impactos laterais, mais críticas. O relatório do órgão apontou que, embora cabeça, tórax e pélvis tenham recebido boa proteção, no teste de impacto contra poste o Yaris Cross teve proteção marginal contra o tórax e apenas adequada contra o abdômen. Cabeça e pélvis receberam a classificação “boa”.

Teste de impacto contra poste do Yaris Cross também não foi dos melhores (Imagem: Divulgação/Latin NCAP)

Vale lembrar que em uma outra bateria de testes realizada recentemente, mas pelo ASEAN NCAP, na Indonésia, o Toyota Yaris Cross foi aprovado com louvor e recebeu a nota máxima do órgão. Os critérios das duas entidades, porém, são diferentes. 

Leia também:

Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!

Leia a matéria no Canaltech.