SK hynix prevê escassez de memória RAM comum até 2028; foco agora muda para IA

Tecnologia

Já faz várias semanas que falamos sobre um possível período prolongado em escassez de DRAM e NAND, afirmações que vêm da própria indústria. Agora, a SK Hynix, uma das maiores fabricantes do mundo, apresentou uma previsão nada animadora: a escassez de memória comum, aquela que você e eu temos acesso, deve persistir até 2028.

A informação, que veio do mais recente relatório fiscal, aponta que a empresa não espera que a oferta de memórias DDR4, DDR5, LPDDR5X e até as gráficas GDDR6 e GDDR7 acompanhe a demanda pelos próximos três anos. Além da SK hynix, a Samsung e a Micron já sinalizaram que o mercado no qual sempre priorizaram, agora não é mais prioridade.

A culpa é (de novo) da IA

O motivo você já deve imaginar: IA. A fabricante sul-coreana decidiu priorizar totalmente a produção de memórias de alto desempenho e margem de lucro, como as HBM (High Bandwidth Memory) e os novos módulos SOCAMM, essenciais para servidores de inteligência artificial e GPUs de datacenter.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O relatório indica uma mudança drástica na estratégia. Os estoques de memória para o consumidor final estão secando e a SK Hynix não planeja expandir a capacidade de produção para essas memórias básicas, disponíveis para o usuário comum. A empresa está instalando novas máquinas de litografia EUV, mas todas serão dedicadas exclusivamente à fabricação de HBM e soluções avançadas para IA.

Isso significa que, enquanto a indústria de servidores recebe toda a atenção, o mercado de PCs domésticos, consoles e smartphones ficará com as sobras — e pagará muito caro por isso. Diferente de ciclos anteriores, onde as fábricas aumentavam a produção para equilibrar os preços, desta vez a ordem é lucrar com a escassez.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.