LG empurra Copilot em TVs, mesmo sem autorização de usuários

Tecnologia
Resumo
  • Usuários de smart TVs LG começaram a notar a presença do Microsoft Copilot após atualização do webOS.
  • Segundo os relatos, o Copilot aparece como atalho para interface web da Microsoft, não sendo uma aplicação nativa.
  • Contudo, não há opção de remover o app, sendo possível evitá-lo apenas ao desconectar a TV da internet, o que limita as funções smart.

Alguns proprietários de smart TVs da LG foram surpreendidos nesta semana com a aparição não solicitada do Copilot nos dispositivos. Diversos relatos em fóruns online indicam que uma atualização recente do sistema operacional webOS instalou a IA, sem oferecer uma maneira nativa de removê-la.

Segundo os consumidores, o ícone do assistente de inteligência artificial aparece fixado ao lado de serviços de streaming populares, como Netflix e YouTube.

A página de suporte da própria LG confirma que certos apps pré-instalados ou de sistema não podem ser deletados, apenas ocultados ou movidos na interface. Para os usuários, a novidade se transforma em um bloatware forçado, ocupando espaço no armazenamento. “Se eu quisesse, eu mesmo instalaria, uma hora ou outra”, diz um comentário no Reddit.

Apesar da instalação intrusiva, a funcionalidade do app parece limitada no momento. De acordo com o portal especializado Tom’s Hardware, a versão do Copilot que surgiu nas TVs LG funciona basicamente como um atalho para a interface web do assistente da Microsoft, e não como uma aplicação nativa e integrada ao hardware da TV.

LG anunciou recurso na CES

Essa integração foi prometida pela sul-coreana durante a CES 2025, realizada em janeiro. O plano da companhia era incorporar o Copilot ao webOS como parte da estratégia de “AI TV”.

Na época, a empresa descreveu o recurso como uma extensão da experiência de busca, projetada para responder a perguntas e fornecer recomendações de conteúdo. A Samsung também revelou parcerias similares no evento, em que apresentou o Vision AI integrado ao Copilot.

Até o momento, a única maneira garantida de evitar a presença do Copilot, segundo os relatos, é manter a TV desconectada da internet, o que inviabiliza o uso de qualquer função smart do aparelho.

LG empurra Copilot em TVs, mesmo sem autorização de usuários