
A empresa brasileira Ideia Space lançou os primeiros três satélites de sua constelação educacional. O lançamento dos equipamentos para uma órbita heliossíncrona ocorreu em 28 de novembro, a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
- Autonomia espacial | Microlançador de satélites brasileiro vai decolar em 2026
- De foguete a satélite | Presidente da AEB detalha planos aeroespaciais do Brasil
Edtech e spacetech, a Ideia Space destaca que os estudantes foram os pilares dos processos de montagem, integração e definição das missões científicas dos satélites. Além de brasileiros, alunos da Arábia Saudita e do Azerbaijão também participaram do projeto, que conta com tecnologia proprietária da empresa brasileira.
No Azerbaijão, as atividades ocorreram por meio de uma parceria com a Azercosmos, agência espacial do país, enquanto na Arábia Saudita a colaboração foi realizada em conjunto com a Agência Espacial Saudita. Em ambos os casos, os estudantes foram capacitados por meio do programa “Desafio Espacial”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“O lançamento, realizado em parceria com a SpaceX, demonstra que o talento brasileiro, especialmente de Brasília, tem capacidade técnica e ambição para atuar no palco internacional”, ressalta Leonardo Souza, co-CEO da Ideia Space.

Monitoramento da umidade do ar e coleta de outros dados espaciais
Já em órbita, os satélites carregam sensores definidos pelos próprios estudantes e executarão missões científicas que envolvem o monitoramento da umidade do ar, a coleta de dados para aplicações no agronegócio e medições voltadas ao clima espacial.
De acordo com a Ideia Space, todos os dados coletados serão integrados a projetos educacionais e poderão ser utilizados por parceiros acadêmicos e do setor produtivo.
“Mais do que ensinar sobre o espaço, permitimos que alunos projetem, construam, lancem e operem satélites reais — uma experiência que transforma educação em impacto”, pontua Leonardo Souza, co-CEO da edtech brasileira.

Missão Transporter-15
Os satélites da Ideia Space foram lançados pelo Falcon 9 como parte da missão Transporter-15, da SpaceX, que levou um total de 140 cargas úteis ao espaço. Cubesats, microssatélites, cargas hospedadas e veículos de transferência orbital estão entre os itens que decolaram da Base da Força Espacial de Vandenberg.
Segundo a empresa de Elon Musk, a Transporter-15 integra um programa de lançamentos compartilhados que já enviou mais de 1,4 mil cargas ao espaço e tem como objetivo ampliar o acesso de operadores de pequenos satélites ao ambiente orbital.
Liftoff of Transporter-15! pic.twitter.com/LJurU40GNP
— SpaceX (@SpaceX) November 28, 2025
Leia também:
- O dia em que o primeiro brasileiro foi ao espaço a bordo de nave russa até a ISS
- Astroturismo | Conheça 6 observatórios e planetários para visitar no Brasil
- Presidente da AEB destaca aliança espacial do Brasil com China, Argentina e NASA
VÍDEO: O QUE É STARLINK?
Leia a matéria no Canaltech.

