Meta lança IA capaz de extrair o áudio de qualquer arquivo; confira

Tecnologia

A Meta lançou, nesta terça-feira (16), um modelo de inteligência artificial (IA) que permite extrair áudio de diferentes tipos de arquivos. O SAM Audio possibilita isolar sons por três tipos distintos de prompt e promete transformar a edição de áudio e vídeo.

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, a abordagem intuitiva da nova ferramenta pode modificar a forma como as pessoas interagem com o som, ao tornar recursos antes restritos a profissionais mais acessíveis ao público geral.

“O SAM Audio tem potencial para transformar a edição de áudio e vídeo e impulsionar a inovação em áreas como música, podcasts, televisão, cinema, pesquisa científica, acessibilidade e muito mais”, ressalta a Meta em comunicado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O novo modelo foi integrado à coleção Segment Anything, que também reúne recursos voltados à edição de imagens, vídeos e cenas em 3D.

Isolamento de áudio com três tipos de prompts

O SAM Audio permite segmentar áudios de arquivos por meio de três tipos diferentes de prompts — que podem ser usados individualmente ou de forma combinada:

  • Prompt de texto: permite digitar comandos simples como “latido de cachorro”, “voz cantando” ou “guitarra” para isolar um som específico;
  • Prompt visual: usuários podem clicar na pessoa ou no objeto de um vídeo que esteja emitindo som para isolar o áudio correspondente;
  • Prompt de intervalo: possibilita marcar segmentos de tempo nos quais está o áudio que se deseja extrair.
SAM Audio Meta
SAM permite clicar na pessoa ou objeto que está emitindo um som para isolar o áudio (Imagem: Divulgação/Meta)

Usuários interessados podem acessar os recursos do SAM Audio da Meta no Segment Anything Playground (aidemos.meta.com). No site, é possível experimentar as funcionalidades com uma coleção de áudios e vídeos disponibilizada pela empresa ou fazer o upload de arquivos próprios para explorar o modelo.

Leia também: 

VÍDEO | Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?

Leia a matéria no Canaltech.