
Resumo
- A OpenAI lançou um diretório de aplicativos dentro do ChatGPT, com nomes como Photoshop, Canva, Figma, Spotify e Uber.
- Desenvolvedores podem enviar apps criados com o SDK do ChatGPT para revisão e publicação.
- Aplicativos para ChatGPT devem ser ferramentas específicas que auxiliam em tarefas, recomenda empresa.
A OpenAI liberou, nesta quarta-feira (17/12), um diretório de aplicativos que funcionam dentro do ChatGPT. A loja já oferece nomes famosos, como Photoshop, Canva, Figma, Spotify e Uber, para mencionar apenas alguns. Ela pode ser acessada pela barra lateral do ChatGPT, usando a opção “Aplicativos”, e está disponível na web, no Android e no iOS.
Como é a loja de apps do ChatGPT?
A interface é parecida com a que estamos acostumados na App Store do iPhone ou na Play Store do Android, trazendo um banner com destaques e listas separadas por categorias, como estilo de vida e produtividade.
Na página de cada app, há uma descrição das tarefas que ele pode executar: buscas, pesquisas complexas, sincronização, gravação de dados e experiências interativas. Também há informações sobre uso da memória do ChatGPT e disponibilidade para planos gratuitos ou pagos do serviço.

Como nota o Verge, o ChatGPT já contava com “conectores”, que acessavam dados do usuário em outros serviços. Agora, a OpenAI vai chamá-los de aplicativos também, mas o funcionamento continua igual.
OpenAI abre SDK para devs
A OpenAI anunciou que o ChatGPT teria aplicativos em outubro de 2025. Inicialmente, apenas empresas que participaram de um programa piloto puderam lançar seus apps: Booking.com, Canva, Coursera, Figma, Expedia, Spotify e Zillow.
Agora, desenvolvedores podem ter acesso ao SDK do chatbot e, com isso, enviar seus apps para revisão e publicação no diretório.
A OpenAI mantém diretrizes e guias sobre como os aplicativos para o robô devem ser programados. A empresa nota, por exemplo, que os usuários não vão abrir um app no ChatGPT como fariam em um smartphone. Em vez disso, o modelo pode sugerir a abertura durante uma conversa.
“Nesse mundo, os melhores apps aparentam ser surpreendentemente pequenos quando vistos de fora. Eles não tentam recriar o produto inteiro”, escreve a empresa.
A recomendação é se concentrar em coisas específicas que podem ajudar a inteligência artificial e o usuário a cumprir tarefas desejadas. “Um aplicativo ChatGPT é um conjunto de ferramentas bem definidas que podem executar tarefas, acionar interações ou acessar dados”, explica a OpenAI.

