
Um novo port de GTA: Vice City, desenvolvido em HTML5 por um time russo, promete rodar o clássico diretamente em navegadores de PC e smartphones.
No entanto, há uma pegadinha: enquanto a demo está disponível para jogar através do DOS Zone, o jogo completo é restrito a quem possui a versão original.
Para poder jogar todo o port de GTA: Vice City para os navegadores, é preciso validar que você comprou o título oficialmente e realizar o upload de um arquivo que comprove a sua aquisição.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Basta baixar a versão pirata que isso está resolvido”, não, caros leitores. Cada arquivo enviado é avaliado pelo time de desenvolvedores, que recusam versões “crackeadas” do clássico jogo da Rockstar.

E nem adianta tentar baixar à força, pois o primeiro checkpoint de GTA: Vice City, em Hotel Ocean View, acionará a validação dos dados para prosseguir. Caso não tenha, ficará restrito apenas ao conteúdo da sua demonstração.
O objetivo dos desenvolvedores não é piratear a obra, apenas disponibilizá-la (para os que já a possuem) de outros modos. De qualquer forma, você precisará dar dinheiro para a Rockstar para jogar esta versão.
O projeto GTA: Vice City para navegadores
O port de GTA: Vice City é produzido com base na edição de código-aberto do original, porém com diversas melhorias como suporte às atuais resoluções, compatibilidade com os controles modernos e comandos via touch.
Além disso, para aqueles que possuem a js-dos key, é possível realizar o salvamento do seu progresso na nuvem — assim, poderá jogar no PC, continuar no seu smartphone e sempre retornar exatamente de onde parou.
“Ela apenas foi feita pelo propósito educacional e de pesquisa, para mostrar as capacidades técnicas de rodar um motor gráfico complexo de jogo em um ambiente moderno de rede”, revelam os desenvolvedores.
A maior preocupação do time de desenvolvimento é em relação à marca registrada, com uma ampla seção de direitos autorais que mostra o “respeito às leis de propriedade intelectual aos seus detentores”.
Se a Rockstar vai manter o projeto de pé ou não, apenas o tempo dirá. No entanto, vale se atentar que estes fãs se precaveram de todos os modos para não fortalecer o mercado da pirataria e apenas servem uma facilidade a quem já possui GTA: Vice City.
Leia também no Canaltech:
- Por que GTA 5 continua tão relevante até hoje?
- GTA 5 ultrapassa a população inteira do Brasil em vendas
- IA pode criar um novo GTA? “A resposta é não”, diz chefe da Take-Two
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:
Leia a matéria no Canaltech.

