
Seja nas férias da escola ou do trabalho, ou até mesmo em folgas pontuais, o final do ano costuma reservar alguns dias de descanso devido a datas como o Natal e o Ano Novo. E esses momentos podem ser uma boa oportunidade para se desconectar do celular.
- ‘Detox’ digital: 6 dicas para usar menos o celular no dia a dia
- ‘Detox’ de redes sociais é uma tendência entre os jovens, aponta pesquisa
Os aparelhos já se tornaram uma ferramenta fundamental em nossa rotina, mas deixá-los um pouco de lado é uma forma de abrir mais espaço para aproveitar a companhia da família e também recarregar as energias para o próximo ano.
As opções para essa “desconexão” vão desde ferramentas disponíveis nos próprios celulares até mudanças de comportamento que possibilitam esse afastamento dos dispositivos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
7 dicas para o descanso digital no final do ano
É possível utilizar diversas estratégias para ativar o “modo férias” em relação ao smartphone, que estão disponíveis nas configurações do aparelho ou até mesmo em atitudes a serem tomadas no dia a dia.
Confira sete dicas para se afastar do celular no fim do ano:
- Ative o modo “Não Perturbe”;
- Silencie apps de trabalho;
- Respostas automáticas no WhatsApp;
- Limite o tempo de tela das redes sociais;
- Silencie termos específicos;
- “Fotografe agora, poste depois”;
- Deixe o celular longe de você.
1. Ative o modo “Não Perturbe”
Essa é uma das dicas mais populares quando o assunto é “detox digital”, e de fato é eficiente. Acionar o modo “Não Perturbe” é uma forma de evitar que até mesmo as notificações do celular roubem sua atenção nos momentos de descanso.
É possível, por exemplo, configurar para que esse modo funcione em determinados horários — como durante as festas — e até mesmo personalizar para que esse recurso permita chamadas apenas de familiares próximos.
2. Silencie apps de trabalho
Se a ideia é se desconectar do smartphone, aplicativos usados na rotina de trabalho, como Slack, Teams ou o e-mail corporativo, não devem ter espaço na tela de bloqueio. Aqui, a orientação é acessar a configuração de cada app e pausar as notificações até o retorno às atividades profissionais.
3. Respostas automáticas no WhatsApp
Se você possui um negócio e se afastar do celular é motivo de tensão por conta do medo de receber a mensagem de algum cliente, uma opção é configurar tanto o WhatsApp Business como o e-mail para gerar respostas automáticas.
A dica é configurar um intervalo de tempo personalizado para o envio da resposta automática e escrever uma mensagem que também indique o período de ausência, como: “Estou em período de recesso, volto às atividades no dia 05/01/2026”.
4. Limite o tempo de tela das redes sociais
Aproveitar a companhia dos familiares é um dos objetivos das festas de final de ano, e ficar rolando o feed para ver as celebrações de outras pessoas pode te afastar de quem está próximo a você nestes momentos.
Recursos como o “Bem-estar Digital”, no Android, ou “Tempo de Uso”, no iOS, permitem definir um limite de uso em aplicativos como Instagram e TikTok, bloqueando o acesso quando o tempo estabelecido é atingido.

5. Silencie termos específicos
Dar uma olhada nas redes sociais é normal mesmo em períodos de descanso, mas neste caso é possível silenciar alguns termos que possam gerar estresse desnecessário. No X (antigo Twitter), por exemplo, você pode silenciar palavras específicas para que o feed não mostre postagens relacionadas a elas.
Já no Instagram, as configurações permitem limitar palavras de conteúdos sugeridos pelo algoritmo, ou até mesmo a exibição de conteúdos nos comentários das publicações.
6. “Fotografe agora, poste depois”
Tirar fotos é uma das formas de registrar momentos e memórias, mas o processo de editar, escolher música e postar nos Stories ou feed pode consumir muito tempo quando o intuito é curtir as festas com a família.
Então, por que não usar a estratégia do “fotografe agora, poste depois”? A dica é tirar algumas fotos da celebração e das decorações, mas depois guardar o celular e deixar para compartilhar os momentos no dia seguinte.

7. Deixe o celular longe de você
Se as configurações do aparelho e a adoção de alguns comportamentos não forem o suficiente, a distância física pode ser uma boa saída. Ao sentar para ler um livro, ver um filme, cozinhar ou jogar um jogo, deixe o smartphone em outro cômodo.
Essa atitude ajuda a evitar aquele gesto automático de pegar o celular mesmo quando não há notificação, mas que acaba fazendo com que, muitas vezes, essa ação resulte em acessar as redes sociais.
Confira também no Canaltech:
- Como encarar a nomofobia e reduzir dependência do celular
- Brain rot: por que consumir vários vídeos curtos deteriora a saúde mental?
- TikTok adota sons relaxantes e missões para você reduzir tempo de tela
VÍDEO: 10 Coisas que você NÃO deve fazer com o seu celular
Leia a matéria no Canaltech.

