
Não precisa ser um fã assíduo de Stranger Things para saber que a série faz várias homenagens à cultura pop, especialmente aquelas situadas na década de 1980. Mas você sabia que uma icônica franquia de videogame japonesa de terror também serviu como inspiração para o fenômeno da Netflix?
- Stranger Things: veja a evolução das crianças ao longo das temporadas
- Silent Hill no Brasil? Dev não descarta possibilidade de explorar o país
Durante a divulgação da quinta e última temporada de Stranger Things no Japão, os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores do programa, disseram, em uma conversa com Hideo Kojima, que Silent Hill foi uma forte inspiração para o desenvolvimento da série, principalmente para o visual do Mundo Invertido.
A dupla comentou que, quando eram jovens, eles costumavam consumir grandes quantidades de obras japonesas, incluindo animes e games. Isso acabou gerando uma forte influência na criação de Stranger Things, como a ambientação e a ideia de uma realidade alternativa assombrada por criaturas monstruosas, por exemplo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Foi isso que Kojima sentiu assistindo ao programa, como ele contou aos irmãos durante o papo. O icônico designer de jogos por trás de Metal Gear e Death Stranding contou que se sentiu atraído pela atmosfera oitentista da série da Netflix, que o lembrou de várias outras obras da época que também o inspiraram. Matt e Ross concordaram, explicando que essas influências japonesas da juventude “foram igualmente importantes”.
Para além de Silent Hill
Os Duffer também mencionaram outros títulos que influenciaram a série da Netflix, citando o anime Akira (1988), o mangá Elfen Lied e a franquia Resident Evil, outra saga extremamente popular dos videogames. Os dois ainda revelaram que as obras de arte que aparecem em Metal Gear Solid, feitas por Kojima, também foram inspiração.
“As principais [inspirações] foram Akira, Elfen Lied e videogames. Silent Hill influenciou imensamente todo o aspecto do Mundo Invertido e dessa outra dimensão. Resident Evil, e claro, as obras de arte em Metal Gear Solid. Todas essas foram abordadas no desenvolvimento. Aplicamos um filtro a partir de como nos lembramos de vê-las ou jogá-las quando éramos jovens, filtradas a partir da nossa experiência”, Matt e Ross Duffer explicam.
Segundo a dupla, os dois jogavam Metal Gear durante a adolescência, o que acabou marcando a vida de ambos. Algumas décadas mais tarde, o impacto da obra de Kojima também ajudou a criar Stranger Things, principalmente em questões relacionadas a tecnologias e ao militarismo.
Leia também:
- 10 monstros mais perturbadores de Silent Hill
- Quanto tempo leva para terminar Silent Hill f?
- 10 melhores jogos feitos por Hideo Kojima
Leia a matéria no Canaltech.

