
A AMD tem dominado o mercado de CPUs com gráficos integrados (APUs) de alto desempenho já há bastante tempo. A Intel tem se aproximado com a nova arquitetura Xe recentemente, mas a distância entre as duas deve diminuir bastante com a parceria com a NVIDIA. Segundo um novo rumor, as próximas gerações de processadores do Time Azul, como Serpent Lake e Titan Lake, devem ter poder gráfico suficiente para bater de frente contra a rival graças as últimas arquiteturas da NVIDIA.
-
Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
De acordo com informações canal Red Gaming Tech, uma fonte conhecida por prever movimentos da indústria, essa colaboração parece ir além de uma geração de CPUs Intel Core, já que diferentes arquiteturas são mencionadas. O destaque fica para o projeto de codinome “Serpent Lake”.
Em relação à CPU, essa geração pode ter os núcleos de performance Griffin Cove e Golden Eagle para núcleos eficientes, todos baseados na arquitetura Titan Lake, tecnologia que nem sabemos quando chegará e nenhum detalhe ainda foi revelado oficialmente ou vazado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
CPUs Intel Core com gráficos de RTX 50?
Esse rumor sugere a integração de uma iGPU baseada na arquitetura Blackwell ou até mesmo na futura arquitetura Rubin (sucessora da Blackwell) junto com as CPUs da Intel. Isso por si só nos leva a entender que esses SKUs podem entregar bastante performance gráfica, considerando que estamos falando das arquiteturas mais recentes da NVIDIA, que equipam as GeForce RTX 50 e GPUs para IA.
Se as especificações do Red Gaming Tech se confirmarem, estaremos diante de um processador de muita performance para notebooks ultrafinos e mini PCs. A série AMD Strix Halo já é o que existe de melhor em termos de APU mobile, então a resposta da Intel precisa ser muito acertada. E tudo indica que o Time Vermelho elevará o patamar com a Medusa Halo.
O vazamento também menciona outros codinomes, como “Razor Lake” e “Hammer Lake”, sugerindo que esta parceria pode ser de longo prazo. O objetivo é claro: impedir que a AMD, com sua arquitetura RDNA 3.5 (Strix Halo) e RDNA 5 (Medusa Halo), monopolize o segmento de notebooks que dispensam placas de vídeo dedicadas.
Veja mais do CTUP:
-
Vulnerabilidade crítica no PCIe 5.0 afeta CPUs Intel e AMD; entenda
- Intel vaza evidência de uma GPU Battlemage maior para alta performance
- NVIDIA deve cortar produção da RTX 50 em 40% devido à crise de memórias
Leia a matéria no Canaltech.

