
E se um trailer pudesse ser autossustentável graças à energia solar? É esta a proposta do Base Station Prototype, um projeto de trailer da Honda. Basicamente, o veículo é alimentado por energia solar, pode ser rebocado por SUVs e é capaz de receber até acessórios, como ar condicionado, chuveiro e cozinha externa.
- Influencer coloca placa solar em BYD para ter “energia infinita”; dá certo?
- Carro elétrico vai pagar extra se ficar na recarga tempo demais
Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de engenheiros e designers, o protótipo foi desenhado para transformar a experiência de acampamento em família. Para isso, o time trabalhou com fibra de vidro e estrutura e chassi em alumínio, que permitiram que o trailer pese menos de 700 kg.
Como é leve, o protótipo pode ser rebocado até por veículos elétricos de baixa potência. Além disso, a parte superior do protótipo pode ser estendida para ficar alta o suficiente para permitir que um adulto fique de pé. No interior, a Honda promete conforto o suficiente para uma família de quatro pessoas dormir em uma espécie de sofá com estilo de futon.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Interior do trailer
Equipado com itens como bateria de lítio e painéis solares, o trailer promete autonomia, claro — mas se for necessário usar mais energia para prolongar a estadia, sem problemas. Pensando nessa possibilidade, a equipe acrescentou componentes para permitir que o protótipo seja ligado a fontes externas de energia.

“O Base Station é um exemplo perfeito do que pode acontecer quando você permite que uma equipe de pesquisadores, designers e engenheiros busque novas ideias para criar novo valor para nossos clientes”, declarou Jane Nakagawa, vice-presidente da American Honda R&D Business Unit.
Leia também:
- Chuveiro elétrico de 5.500 W só na energia solar: quantas placas você precisa?
- Novo robô usa energia solar para funcionar como um verdadeiro mordomo; veja
Leia a matéria no Canaltech.

