ChatGPT escalando o time? Técnico demitido nega acusação de uso de IA

Tecnologia

O técnico espanhol Robert Moreno negou ter utilizado o ChatGPT para escalar o time e tomar decisões logísticas durante sua passagem pelo Sochi, equipe russa de futebol. As acusações vieram à tona nesta segunda-feira (27), após um ex-dirigente do clube afirmar que o treinador fazia uso excessivo da ferramenta de IA.

Em entrevista concedida ao jornal russo Sports.ru, Andrei Orlov, ex-diretor esportivo da equipe, afirmou que Moreno era “fã” do ChatGPT. Segundo ele, decisões questionáveis baseadas na plataforma de IA, tomadas enquanto o time disputava a segunda divisão russa, agravaram problemas na equipe.

O técnico foi demitido em setembro de 2025 após uma sequência de resultados instáveis, mas as acusações sobre o suposto uso de IA só vieram à tona cerca de quatro meses depois.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Um dos exemplos citados foi o planejamento de uma viagem para enfrentar o SKA-Khabarovsk. O profissional espanhol teria usado a ferramenta da OpenAI para elaborar o cronograma de treinos e descanso, com um detalhe inusitado notado por Orlov no momento da apresentação.

“Analisei a apresentação: mostrava que os jogadores não deveriam dormir por 28 horas. Perguntei: ‘Robert, tudo ótimo, mas quando é que os rapazes vão dormir?’. Moreno inseriu os novos parâmetros e a apresentação foi atualizada. No fim, seguimos o cronograma criado pelo ChatGPT”, afirmou o ex-diretor do Sochi.

Uso da IA para contratações

Orlov também afirmou ao site russo que Moreno teria utilizado a ferramenta de IA durante um processo de contratação. Na época, o clube analisava a aquisição de três jogadores: Vladimir Pisarsky, Pavel Meleshin e Artur Shushenachev.

“Moreno inseriu os dados de Pisarsky, Meleshin e Shushenachev do Wyscout (plataforma de análise de dados de futebol) no ChatGPT. Shushenachev surgiu como o melhor de acordo com o GPT”, ressaltou Orlov.

ChatGPT
Robert Moreno foi acusado de utilizar o ChatGPT no planejamento, escalações e processo de contratação de jogadores (Imagem: Unsplash/Emiliano Vittoriosi)

Robert Moreno nega as acusações

Robert Moreno respondeu às declarações do ex-dirigente e enviou uma carta ao jornal espanhol MARCA para negar as acusações de uso do ChatGPT ou de qualquer ferramenta de IA em seu dia a dia. Ele também comentou o jogo contra o SKA-Khabarovsk citado por Orlov.

“Os fatos que desmentem a versão que circula são os seguintes: vencemos a partida mencionada nas reportagens por 1 a 0 em Khabarovsk. Apresentar isso como uma falha metodológica não faz sentido. Trata-se de uma cidade com diferença de fuso horário de oito horas, e a preparação foi um pesadelo — algo com que todos concordamos —, embora a decisão final tenha sido minha”, enfatizou o treinador.

Na sequência, ele pontuou que a contratação citada como problemática pelo ex-dirigente foi um processo acordado com o clube, o diretor esportivo e toda a equipe médica do Sochi.

Por fim, o treinador ressaltou que teve divergências com Andrei Orlov durante sua passagem pela equipe russa e que sua saída ocorreu em comum acordo, em um momento de crise técnica.

“Minha saída foi de comum acordo, em um período de resultados inconsistentes e divergências sobre o planejamento esportivo, como é comum no futebol. Apresentar isso como ‘demissão por usar o ChatGPT’ simplifica algo muito mais complexo e também não é verdade”, concluiu.

Leia também:

VÍDEO: qual serviço de IA escolher?

 

Leia a matéria no Canaltech.