
O YouTube anunciou a chegada de um novo sistema de verificação de idade com inteligência artificial (IA) no Brasil nesta terça-feira (27). O mecanismo consegue prever automaticamente a idade de uma pessoa e restringir conteúdos para adolescentes.
- Compras no app e mais formatos do Shorts: o que deve chegar ao YouTube em 2026
- YouTube testa limitar ajuste de velocidade dos vídeos ao plano Premium
O sistema foi anunciado no ano passado pela empresa, com testes nos Estados Unidos e na Europa. Agora, a empresa expandiu o mecanismo para Austrália, Brasil e Cingapura — a previsão é de que o recurso passe a operar nas próximas semanas.
Como funciona o sistema de verificação
A tecnologia usa aprendizado de máquina para analisar o comportamento de um usuário na plataforma e prever a idade. Isso inclui fatores como:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Tempo em que a conta existe
- Tipos de vídeos pesquisados;
- Categorias de vídeos assistidos.
Ao combinar os fatores, o sistema aplica automaticamente as proteções e experiências para menores idades no app. Alguns dos recursos são:
- Ferramentas de bem-estar digital ativadas por padrão;
- Fim da publicidade personalizada (o YouTube ainda pode mostrar anúncios);
- Mecanismos para restringir as recomendações de conteúdo, como limitar as visualizações repetitivas de certos tipos de vídeos.
Caso uma pessoa tenha mais de 18 anos e receba as restrições de conteúdo incorretamente, é possível recorrer e verificar a idade manualmente com um documento de identidade ou cartão de crédito.
Aos poucos, o YouTube amplia o acesso a ferramentas de controle parental e experiências adaptadas para adolescentes. Em carta para a comunidade, o CEO da empresa, Neal Mohan, reforçou uma postura de “capacitar os pais a proteger seus filhos no mundo digital, e não do mundo digital”.
ChatGPT tem ferramenta parecida
A OpenAI anunciou um recurso similar no ChatGPT neste mês: o assistente identifica alguns padrões do usuário para prever a idade e aplica configurações de segurança para menores de 18 anos. Adultos classificados incorretamente como adolescentes podem fazer verificação facial e retomar a experiência.
Leia também:
- O que é YouTube Premium Lite? Conheça o plano baratinho da plataforma
- YouTube muda visual nas TVs para melhorar experiência de uso; entenda
- Como eram as redes sociais em 2016? 8 memórias marcantes
VÍDEO: Carregador do celular com chiado na tomada é normal? O que é aquele zumbido agudo “de energia”?
Leia a matéria no Canaltech.

